Mobilização pela educação terá ato de ex-ministros e Marcha pela Ciência

Nos dias 2 e 3 de outubro, uma série de atividades por todo o país será deflagrada em
defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, da ciência e da tecnologia

 

A grande mobilização nacional em defesa da educação, ciência e tecnologia, marcada para os dias 2 e 3 de outubro, vai englobar diversas ações no Congresso Federal e nos demais estados do país. Ex-ministros da Educação e membros do Fórum Nacional Popular de Educação vão se reunir na quarta-feira (2) para apresentar documentos com diagnósticos, propostas políticas e estratégias destinadas ao campo educacional no intuito de reverter as constantes ameaças e restrições aplicadas aos setores. Em paralelo, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência programou uma Marcha pela Ciência, e a União Nacional dos Estudantes fará uma paralisação para chamar a atenção para as questões dos alunos, como os cortes das bolsas.

Dentro das atividades programadas, os ex-ministros visitarão os parlamentares para defender a pauta de oposição à desconstrução do Programa Nacional de Educação (PNE) e contra o não cumprimento da lei com as metas para os setores até 2022. Eles vão apresentar documentos tratando sobre o programa Future-se, o novo Fundeb, o Sistema Nacional de Educação e a Formação de Professores.

A palavra ideal para o que vai acontecer nos próximos dias é mobilização. Vamos ter atos em Brasília e também coordenados pelos estudantes nos estados. Nós, da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), vamos dar total apoio.

Professor Edeson Siqueira
Presidente da Adufepe

Fórum Nacional Popular de Educação

O Fórum Nacional Popular de Educação reúne 35 entidades desde o boicote, ainda no Governo Temer, ao Fórum Nacional de Educação. Participam entidades ligadas a movimentos sociais ou que estudam o tema da educação. Além da Adufepe, também fazem parte do FNPE a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Proifes-Federação, IEAL, Anpae, ANPEd, UNE, Contag, CUT, Fasubra, entre outras.

Com reuniões periódicas, o grupo articula uma agenda de atividades que vai além da agenda nacional de mobilização de outubro. Na última reunião, na segunda-feira (23), foram definidos grupos de trabalho que vão produzir cartas a serem entregues no Congresso Nacional no próximo dia 2.

A próxima reunião do FNPE está marcada para o dia 29 de outubro, pela manhã, na sede do Proifes-Sindicato. À tarde, haverá a entrega do Prêmio Darcy Ribeiro, da Câmara dos Deputados. Antes disso, haverá uma sessão pública do FNPE na Reunião Nacional da Anped, no dia 20 de outubro.

Confira os temas das cartas
e as entidades responsáveis pelo conteúdo


Educação Superior e o Future-se

Coordenação: Gil Vicente (Proifes) e Guilherme Barbosa (UNE)

Novo Fundeb
Coordenação: Andrea Gouveia (ANPEd) e Gilmar Soares (CNTE)

Sistema Nacional de Educação (SNE)
Coordenação: Luiz Fernandes Dourado (Anpae) e Adércia Hostin (Contee)

Formação de Professores
Coordenação: Miriam Fábia (ANPEd) e Luiz Dourado (Anpae)

 

Saiba mais sobre a Marcha pela Ciência (clique)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *