Associação dos Docentes da UFPE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Search in posts
Search in pages

Encontro dos Docentes Aposentados levanta debate pela aprovação da PEC 555/2006

Adufepe acompanha e luta pela aprovação da PEC 555/2006 que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas

 

Na tarde desta quarta-feira, 9 de agosto, a Associação dos Docentes da UFPE proporcionou um momento especial para seus docentes aposentados unindo luta sindical e confraternização. A entidade realizou mais um Encontro de Docentes aposentados e aposentáveis da UFPE no auditório Professor Paulo Rosas, e trouxe como tema a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006 que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas.

Com mediação da vice-presidenta da Adufepe, professora Erlene Roberta, o evento teve a participação de José Maxwell de Albuquerque, diretor de Assuntos de Aposentadoria do Sindicato dos Docentes do Rio Grande do Norte (ADURN Sindicato); Wellington Duarte, diretor do ADURN e vice-presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação); e do professor Guilherme Varella, representante local dos docentes aposentados da UFPE. O encontro também contou com a participação da presidenta da Adufepe, Teresa Lopes, e dos advogados da assessoria jurídica da Adufepe: João Müller, escritório Almeida Paula Associados, e Diego Vargas, Wagner Advogados Associados. “Somos ativos sim! Está aqui a geração que lutou pela universidade pública, combateu a ditadura e deve ser valorizada”, afirmou a mediadora.

Em sua fala, Wellington Duarte alertou para a urgência da articulação do segmento de aposentados no pleito de forma estratégica para a aprovação da referida PEC. “Precisamos nos integrar para alavancar a discussão no parlamento e buscar aliados nos ministérios”, sentenciou o sindicalista. Complementando a fala do colega, o professor Maxwell de Albuquerque recomendou a articulação e até mesmo, a reformulação da proposta para que os servidores tenham sucesso junto aos parlamentares. Na mesma direção, o professor Guilherme Varela relembrou a luta pela aprovação da PEC 555/2006 no âmbito da UFPE que há 10 anos vem se articulando com outros sindicatos e associações buscando êxito na pauta.

Jurídico

A participação da assessoria jurídica somou ao encontro conhecimentos do campo do direito que reforçam a importância da luta organizada da categoria. O advogado João Müller apresentou os passos necessários para aprovação de uma PEC. Uma iniciativa que pode partir de uma das casas legislativas e após análise de admissibilidade é avaliada por uma comissão especial (CCJ) podendo ser alterada, e só depois de aprovada no Congresso (2/5 na Câmara e no Senado) pode ser promulgada em plenária das duas casas legislativas em dois turnos de votação se tornando assim uma Emenda Constitucional. Em todas essas etapas a participação popular é fundamental. “Tanto na escolha dos representantes quanto na pressão pela aprovação é importante a atuação do movimento sindical para se chegar aos representantes de forma efetiva”, disse Müller.

O advogado Diego Vargas mostrou ainda a legislação referente à cobrança de contribuição previdenciária, aprovada há quase 20 anos, desde a vigência da Emenda 41 que determinou esse desconto no contracheque sobre os proventos de aposentadoria e pensão sobre o excedente do teto dos benefícios do INSS, até a Emenda 103/2019, que determinou alíquotas progressivas na cobrança (de 14% e 22 %) prejudicando ainda mais o segmento. “Desde 2003 aposentados e pensionistas vem sofrendo com essa cobrança de contribuição. Uma questão que precisa ser analisada pelo nosso congresso e afastar essa injusta contribuição”, afirmou Vargas.


GALERIA DE IMAGENS 

ENCONTRO DOS APOSENTADOS E APOSENTÁVEIS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content