Associação dos Docentes da UFPE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Search in posts
Search in pages

Rádio Paulo Freire com inscrições abertas para Residências em Comunicação Popular

Atenção, comunicadores independentes que atuam nas periferias urbanas de nosso estado! A Rádio Universitária Paulo Freire lançou chamada pública para seleção de bolsistas para Residências em Comunicação Popular. A oportunidade faz parte do projeto Do monitoramento da mídia hegemônica à prática da comunicação popular: uma experiência de complementaridade de saberes e é financiada pelo edital Nº. 18/2024 da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de fevereiro pelo site da Universidade Federal de Pernambuco (clique para acessar).

As residências consistem em programas de formação para comunicadores independentes com o intuito de produzir conteúdo sobre as periferias urbanas com os moradores dessas áreas e para esse público-alvo. A ideia é que, por meio da rádio escola, se exercite a complementaridade de saberes entre os bolsistas e a equipe da emissora.

A “pesquisa-ação”, como foi detalhada pelos organizadores, será orientada pelos fundamentos da Literacia Midiática e da Alfabetização Midiática e Informacional a partir da implementação de uma experiência piloto: a Estação de Comunicação e Direitos Humanos (ECDH). O objetivo é apurar indicativos para políticas públicas em comunicação que incidam sobre os territórios periféricos, “nos quais a desordem informacional e desqualificação dos conteúdos ofertados pelas mídias comerciais resultam em desrespeito aos direitos humanos”, destacaram em nota de divulgação da atividade.

Os candidatos selecionados para a Residência em Comunicação Popular deverão produzir, roteirizar e apresentar programas na rádio, além de auxiliar em formações, eventos e transmissões de rua previstos pelo projeto. Podem participar: pessoas físicas; com 18 anos ou mais; e brasileiros ou estrangeiros (desde que legalmente estabelecidos no país há, no mínimo, dois anos). Outros critérios importantes: não possuir vínculo empregatício; ter experiência comprovada com comunicação popular em coletivos que atuam no enfrentamento às desigualdades e promoção da justiça social; e ter graduação concluída (em qualquer área) com diploma.

Para essa chamada pública, serão selecionados três bolsistas e três suplentes. As vagas são para um período de 12 meses, atuando de segunda a sexta-feira, pela manhã ou à tarde, com carga horária semanal de 30 horas, sendo parte presencial (na sede da Rádio) e parte externa (em território periférico). A Bolsa de Cooperação Técnica tem remuneração mensal de R$ 1,5 mil. A residência terá início em abril de 2025 e segue até outubro de 2026. O edital prevê cota étnico-racial (pessoas que se autodeclaram como pretas, pardas, indígenas e/ou quilombolas), obedecendo à ordem de classificação. A avaliação será feita a partir das informações disponibilizadas no formulário eletrônico e por meio de entrevistas.

A Estação de Comunicação e Direitos Humanos é fruto de uma articulação entre o Observatório de Mídia (Obmídia UFPE) e a Rádio Paulo Freire. O projeto está sob os cuidados de professores do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação com o apoio de técnicos da Rádio Paulo Freire e do Laboratório de Imagem e Som (LIS).

 

Residências em Comunicação Popular
Inscrições: 02 de fevereiro de 2025
Mais informações: rpf@ufpe.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo