Associação dos Docentes da UFPE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Search in posts
Search in pages

Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria tem participação de diretores da ADUFEPE

Os diretores da ADUFEPE Augusto Barreto e Fábia Pottes participaram do III Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria do Proifes – Federação. O evento foi realizado em Florianópolis, Santa Catarina (SC), em parceria com a APUFSC – Sindicato das Universidades Federais de Santa Catarina, no período de 21 a 23 de setembro. O tema do encontro foi “ Experiência e Saberes a serviço da Organização Sindical”.

A diretora Fábia Pottes apresentou a oficina Qualidade de Vida e Aposentadoria. A professora indagou aos docentes presentes na oficina sobre qualidade de vida. Em sua fala, Fábia ressaltou que “envelhecer é um privilégio, só não envelhece quem morre jovem”, e por isso é necessário trabalhar a questão do alongamento da vida ativa e útil desde as idades mais tenras. Fábia Pottes é especialista em Saúde Pública (UPE); Mestre em Saúde Coletiva (UFPE); Doutora em Saúde Pública (FIOCRUZ) e professora Adjunto III do Departamento de Enfermagem (UFPE).

Abertura – na solenidade de abertura, que ocorreu na noite do dia 21, a tônica dos discursos foi a defesa dos servidores federais frente aos ataques realizados pelo Governo Temer, em especial os ataques contra aposentadoria. O coordenador geral do evento, Nilton Brandão, que coordena o GT de assuntos de aposentadoria do PROIFES – Federação na abertura do encontro destacou a importância de envolver no debate todos os docentes, em particular os mais jovens e recém contratados nas Universidades e Institutos Federais. Isto porque as reformas propostas têm sistematicamente eliminado os direitos dos aposentados.

“Desde 2004 que não existe mais o direito à aposentadoria integral e à paridade” destacou Brandão. Neste contexto, é importante a participação de todos os professores, para construir uma aposentadoria com qualidade de vida e permitir a presença dos professoras e professoras aposentados nas instituições de ensino e na vida sindical.

Já o presidente da PROIFES, Eduardo Rolim, enfatizou que a entidade tem sindo uma das instituições que mais tem estudado com as mudanças da previdência e aposentadoria nos últimos tempos, entre as autarquias e organizações de servidores federais. Ele destacou os ataques que a previdência pública está sofrendo, cada vez maiores, em especial na reforma proposta pelo atual governo

PEC 287/2016 – Eduardo Rolim destacou as mudanças trazidas pela PEC 287/2016 (na forma do substitutivo do deputado Arthur Maia). Rolim alerta que além de profundas mudanças negativas para os trabalhadores da ativa, a proposta também irá afetar os profissionais que já estão aposentados, caso a emenda constitucional seja aprovada. Alertou também para a necessidade da luta contra a Reforma da Previdência que, para ele, aponta em um sentido único: a privatização da aposentadoria e a redução de custos para o governo, em detrimento dos direitos tão arduamente conquistados pelos trabalhadores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo