Os diretores da ADUFEPE Augusto Barreto e Fábia Pottes participaram do III Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria do Proifes – Federação. O evento foi realizado em Florianópolis, Santa Catarina (SC), em parceria com a APUFSC – Sindicato das Universidades Federais de Santa Catarina, no período de 21 a 23 de setembro. O tema do encontro foi “ Experiência e Saberes a serviço da Organização Sindical”.
A diretora Fábia Pottes apresentou a oficina Qualidade de Vida e Aposentadoria. A professora indagou aos docentes presentes na oficina sobre qualidade de vida. Em sua fala, Fábia ressaltou que “envelhecer é um privilégio, só não envelhece quem morre jovem”, e por isso é necessário trabalhar a questão do alongamento da vida ativa e útil desde as idades mais tenras. Fábia Pottes é especialista em Saúde Pública (UPE); Mestre em Saúde Coletiva (UFPE); Doutora em Saúde Pública (FIOCRUZ) e professora Adjunto III do Departamento de Enfermagem (UFPE).
Abertura – na solenidade de abertura, que ocorreu na noite do dia 21, a tônica dos discursos foi a defesa dos servidores federais frente aos ataques realizados pelo Governo Temer, em especial os ataques contra aposentadoria. O coordenador geral do evento, Nilton Brandão, que coordena o GT de assuntos de aposentadoria do PROIFES – Federação na abertura do encontro destacou a importância de envolver no debate todos os docentes, em particular os mais jovens e recém contratados nas Universidades e Institutos Federais. Isto porque as reformas propostas têm sistematicamente eliminado os direitos dos aposentados.
“Desde 2004 que não existe mais o direito à aposentadoria integral e à paridade” destacou Brandão. Neste contexto, é importante a participação de todos os professores, para construir uma aposentadoria com qualidade de vida e permitir a presença dos professoras e professoras aposentados nas instituições de ensino e na vida sindical.
Já o presidente da PROIFES, Eduardo Rolim, enfatizou que a entidade tem sindo uma das instituições que mais tem estudado com as mudanças da previdência e aposentadoria nos últimos tempos, entre as autarquias e organizações de servidores federais. Ele destacou os ataques que a previdência pública está sofrendo, cada vez maiores, em especial na reforma proposta pelo atual governo
PEC 287/2016 – Eduardo Rolim destacou as mudanças trazidas pela PEC 287/2016 (na forma do substitutivo do deputado Arthur Maia). Rolim alerta que além de profundas mudanças negativas para os trabalhadores da ativa, a proposta também irá afetar os profissionais que já estão aposentados, caso a emenda constitucional seja aprovada. Alertou também para a necessidade da luta contra a Reforma da Previdência que, para ele, aponta em um sentido único: a privatização da aposentadoria e a redução de custos para o governo, em detrimento dos direitos tão arduamente conquistados pelos trabalhadores.