Atenção, servidores! Não existe calculadora de reajuste salarial do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A Adufepe alerta sobre um novo golpe contra os servidores públicos federais. Após aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), golpistas estão enviando mensagens via e-mail e WhatsApp com um link para suposta “Calculadoras de Reajuste”. No texto, é informado que a parcela retroativa do reajuste salarial já pode ser consultada. A abordagem, contudo, se trata de um golpe.
Os docentes devem estar atentos, pois os textos eletrônicos falsos possuem logo do SouGov.Br e assinatura falsificada do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Na mensagem, os golpistas escrevem: “LOA Aprovada – Consulte seu Reajuste. Prezado(a), a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovada e sua parcela retroativa do reajuste salarial já pode ser consultada. Utilize a calculadora disponibilizada pelo MGI para verificar o valor correspondente ao seu reajuste”. Ao fim da mensagem, é pedido para “Acessar Calculadora”. Após o servidor clicar no link falso, os golpistas conseguem acesso a dados sensíveis da vítima para obter vantagens financeiras.
Em nota, o MGI informou que não envia mensagens aos servidores assim como também não disponibilizou nenhum tipo de mecanismo como, por exemplo, uma calculadora. É importante ressaltar que o reajuste dos servidores está previsto para sair na folha de abril, com pagamento efetivo em maio.
Não clique em links suspeitos!
Em caso de dúvidas, o docente pode obter informações com a advogada da Adufepe, Érica Caroline, por meio do e-mail: juridicoadufepe@gmail.com ou do WhatsApp (81) 9.9213-1045.