Associação dos Docentes da UFPE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Search in posts
Search in pages

Adufepe lamenta falecimento da professora Otidene Rocha

Com profundo pesar, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco informa à comunidade acadêmica o falecimento da professora Otidene Rossiter Sá da Rocha, do Departamento de Engenharia Química (CTG/UFPE). Aos 46 anos, a educadora nos deixou nesta quinta-feira, 19 de dezembro. O sepultamento será nesta tarde, às 16h30, no Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes.

Engenheira química formada pela Universidade Federal de Pernambuco, fez mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mas retornou ao estado para trilhar sua carreira docente. Na UFPE, fez o pós-doutorado e, atualmente, era professora adjunta do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). Filiada ao sindicato, trabalhava com ênfase nas questões ambientais, principalmente no tocante aos temas: foto fenton, processos oxidativos avançados, hpa, fotocatálise heterogênea e borra de petróleo.

Libriana bem quista dentro e fora do campus, a professora reunia mais de 30 mil seguidores no Instagram e era conhecida pelo sorriso largo e pelo estilo de vida fitness. Apreciadora de práticas esportivas, nas horas livres dedicava seu tempo à musculação, à dança e à paixão por praia. Há uma semana, participou da confraternização de fim de ano da Adufepe e reencontrou amigos de ofício.

“Hoje (quinta), fomos surpreendidos com essa notícia. Eu a conheço há muitos anos, é uma amiga pessoal. Temos trabalhos acadêmicos juntos e nos encontramos na festa. Ela estava feliz. É uma perda que vai ser muito sentida por todos nós”, lamentou o diretor da Adufepe, Ricardo Oliveira.

O legado da professora seguirá vivo na lembrança e nos aprendizados de quem teve a oportunidade de compartilhar a sala de aula com ela. “Quando comecei a fazer Engenharia Química, ela era da minha turma. Éramos alunas, estudávamos juntas, mas saí do curso e prestei vestibular novamente para Química Industrial, que era no turno da noite. Quando eu chego para a aula, Otidene, que era minha colega de sala, se tornou minha professora. Ela era incrível, conectada com os estudantes, uma excelente profissional, me ajudou muito. É inacreditável o que aconteceu”, declarou a química Bruna Louane.

Filha de Otidene, Camille Rossiter publicou uma homenagem para a mãe nas redes sociais. “Minha mãe era uma mulher louca, cheia de uma energia super ultra mega contagiante. Uma mulher de personalidade forte, carinhosa, companheira, vaidosa, inteligente, educada… Sempre cuidou e deu tudo de si por nós (suas filhas). Levarei seu sorriso, sua alegria, seu tudo comigo até eu morrer. Te amo, meu amor”, desabafou.

Neste difícil momento de dor e saudade, a Adufepe expressa suas mais sinceras condolências. Otidene Rocha tinha três filhas e, aos familiares, amigos, alunos e ex-alunos, prestamos nossa solidariedade. “Esperamos que a família possa enfrentar esse momento com serenidade. Fica aqui o meu registro de lamento e meus sentimentos pelo acontecido”, concluiu Ricardo Oliveira.

2 comentários em “Adufepe lamenta falecimento da professora Otidene Rocha”

  1. Mulher esforçada, guerreira e vencedora,sofremos uma enorme perda,apesar de só saber agora. Deus te guarde em um bom lugar, nós reencontraremos novamente um dia, até a morte deve ter chorado de ter que fazer isso de vc,te amo e sinto muito por só saber disso 3 meses depois,seu tio me escondeu isso. Lembro de vc todos os dias desde agora,que suas filhas e irmãs recebam o bálsamo de Cristo em seus corações. Te amo . Ass. Suzane Sá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo