Segunda reunião do mês discute os reajustes dos planos de saúde

A ADUFEPE promoveu, nesta sexta-feira pela manhã, reunião para tratar das propostas de alternativas aos atuais planos de saúde. O encontro contou com a presença de cerca de 50 professores, e teve como pauta principal a apresentação do formato de administração de contratos de planos de saúde, proposto a partir de iniciativas bem-sucedidas de outros sindicatos de docentes. Esta primeira reunião teve como objetivo ouvir os professores nesta questão que tanto atinge nossos sindicalizados.

Inicialmente, o professor Guilherme Varela informou como foi a reunião que ocorreu na ADUFEPE, na quinta-feira (22), com representantes das empresas que gerenciam os planos de saúde disponíveis na UFPE. As empresas administradoras colocam dificuldades alertando os custos com os equipamentos modernos e as novas técnicas de uso da medicina atual. As representantes de empresas afirmaram que a mesma pauta foi debatida com a equipe da universidade (Progepe). Ao final, eles ficaram de avaliar nossa proposta de redução dos aumentos e nos informar posteriormente.

O diretor Audisio Costa apresentou as experiências desenvolvidas em associações de docentes das universidades da cidade de São Carlos, em São Paulo, e no Estados do Ceará e de Goiás, que são sindicatos autônomos. “A ideia é que a própria ADUFEPE faça um contrato empresarial com a seguradora e gerencie as atividades de cadastramento e pagamentos como vem sendo feito nas universidades anteriormente citadas. Isso nos possibilitará, entre outras vantagens, impedir os aumentos abusivos. Após conversarmos com as seguradoras, faremos uma assembleia para tomada de posição de nosso sindicato”, declarou Audisio, tesoureiro da ADUFEPE.

Os professores presentes participaram ativamente e ressaltaram a importância de rever o formato atual de gerenciamento dos convênios. Expressaram suas angústias e interesses. É uma questão antiga e grande a quantidade de professores vêm ao sindicato debater esta questão.

Os próximos passos a serem dados são evoluir na negociação com as seguradoras de planos de saúde e no levantamento de todas as possibilidades a serem exploradas e, ao mesmo tempo, repassar as informações aos associados. Quando a proposta estiver concluída e planejada a gerência e estrutura de atendimento, será marcada uma assembleia com todos os filiados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *