Proifes define estratégias de mobilização para o próximo ano

O vice-presidente da ADUFEPE, Fernando Nascimento, representou a associação na primeira reunião do Conselho Deliberativo do Proifes-Federação após as eleições para presidente e governadores, na última quinta-feira, na sede da entidade, em Brasília.

Dividido em dois dias, o encontro reuniu representantes de associações de professores de todo o País para discutir as ações para os próximos meses e estratégias de mobilização para 2019. Para os sindicatos participantes, a ocasião foi também de apresentar os seus informes.

“No primeiro dia de reunião, contamos com a deputada federal Érika Kokav (PT-DF), que apresentou uma ótima análise da atual conjuntura política nacional. Ela chamou a atenção para a necessidade de retomarmos o trabalho com a base e fez uma autocrítica do governo do PT. Ela destacou ainda a importância da resistência ao novo governo, que parece ter como intenção desestruturar o serviço público como ele está configurado no Brasil”, salientou Fernando.


Um dos pontos altos da reunião foi a discussão sobre uma cartilha com todos os direitos dos professores, que tem como objetivo orientar em casos de agressão e desrespeito ao direito de livre cátedra. “Foi criada uma comissão com três professores para sintetizar as contribuições de cada participante para a cartilha e a previsão é de que este material seja sintetizado e finalizado até o dia 22”, explica o vice-presidente.

O material será enviado aos sindicatos para que cada entidade imprima e divulgue-o da melhor forma entre seus associados.
A cartilha reunirá canais de suporte ao professor e explicará os direitos dos docentes em relação às ameaças e agressões de que por ventura sejam vítima. “A cartilha vai orientar como proceder em caso de ameaça ou agressão, como fazer para abrir um inquérito administrativo, por exemplo, e trará ainda a jurisprudência existente sobre o assunto”, completa Fernando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *