Palestrantes

ABRAHAM SICSÚ

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo(1976), mestrado em Economia pela UFPE (1980) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas(1985). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO da UFPE e Diretor Presidente do Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

ALEJANDRO RESTREPO

Arquiteto da Universidade Pontificia Bolivariana. Atualmente é doutorando em Engenharia e Arquitetura na Technische Universität München na Alemanha e Embaixador de Pesquisa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico na Colômbia. Realizou projetos em diferentes escalas na Colômbia, México e Panamá. Atualmente é Diretor de Projetos Urbanos da cidade de Medellín e Professor da Universidade Pontifícia Bolivariana. Foi assessor em empreendimentos urbanos em diferentes cidades da América Latina e recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais.

AMARO LINS

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFPE, mestrado em Engenharia Civil pela UFRJ, doutorado sanduiche em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Universidade de Oxford-Inglaterra e pós-doutorado na Universidade do Colorado-EUA. Atualmente é professor associado da UFPE onde foi Reitor por dois mandatos, no período de 2003-2011. Foi Secretário de Educação Superior do MEC (2012-2013) e, atualmente, é Coordenador Geral da Representação Nordeste do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

ANA MARIA BARROS DOS SANTOS (COORDENAÇÃO)

Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em História pela pela UFPE. É doutora em História Econômica e Social pela Universitat Erlangen-Nurnberg (Friedrich-Alexander). Atualmente é professora associada da UFPE. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil, história do nordeste, história social, turismo em Pernambuco e história de Pernambuco.

ANALICE DUTRA PILAR

Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Artes (1990) e doutorado em Artes (1994), ambos pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Artes na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. É Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Editora-Chefe da Revista GEARTE.

ANTONIO CARLOS CARDOSO

Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela UNIVERSO, com especialização, também em Libras, pela UFPE. É graduação em Letras - Libras pela UFSC. Atualmente é professor de Libras do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE) do Centro de Educação da UFPE. Atua como Vice-coordenador geral do Núcleo de Acessibilidade (NACE) da UFPE e atua como Tutor do Curso de Letras/Libras Virtual da UFPB desde 2013. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras.

CARLOS BENEDITO DE CAMPOS MARTINS

Graduado e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, doutorado em Sociologia pela Universidade de Paris V (Rene Descartes) e pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de Columbia. Atualmente é professor titular do Departamento de Sociologia da UNB. Na UnB coordena a linha de pesquisa Educação Ciência e Tecnologia do Programa de Mestrado e Doutorado em Sociologia (2005-2017). Atualmente é consultor ad hoc da Capes para a área de Sociologia. É Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

CELSO AMORIM

Celso Luiz Nunes Amorim é diplomata brasileiro. Ao longo da carreira, ocupou por duas vezes o cargo de ministro das Relações Exteriores do Brasil e foi também ministro da Defesa. Formou-se pelo Instituto Rio Branco e obteve título de pós-graduação em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria.

CELSO PINTO DE MELO

Doutor em Física pela UCSB, mestre em Física e graduado em Engenharia Química (1973), ambos pela UFPE. É professor Titular da UFPE. Em 2007 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da qual era membro associado desde 1996. Já exerceu os cargos de Presidente da Sociedade Brasileira de Física (2009-2013), Diretor do CNPq (1999-2002), Vice-Presidente (2005-2007) e membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPE (2003-2006).

DIOGO SIMÕES (Coordenação)

Engenheiro químico pela Escola Politécnica da USP e doutor em microbiologia - biotecnologia pelo Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse. É professor associado do Departamento de Bioquímica da UFPE. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em processos bioquímicos. Presidiu a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) de 2007 a 2014.

FERNANDO JOSÉ DO NASCIMENTO (Coordenação)

Licenciado em Filosofia pelo Institute Salesiano de Filosofia (INSAF), com especialização em Bioética, Mestrado e Doutorado em Filosofia Política pela UFPE. Professor de Ética e Filosofia da UFPE e do curso de Licenciatura Intercultural Indígena no Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Foi coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA) e coordenador setorial de Extensão no CAA. Atualmente é vice-presidente da ADUFEPE.

GORKI MARIANO (Coordenação)

Possui graduação em Geologia pela UFPE , mestrado em Geology (MSc)- The University Of Georgia - USA e doutorado em Geology (PhD) - The University of Georgia. Atualmente é professor titular da UFPE. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia ígnea. Atua em outras áreas das geociências principalmente nos seguintes temas: geodiversidade, geoturismo, geoquimica, Provincia da Borborema e mapeamento geológico.

GUILHERME ESTRELA

Geólogo, ingressou na Petrobras por meio de concurso público a 54 anos e já foi ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras, no período da descoberta do pré-sal.

JOANILDO BURITY (FUNDAJ)

Possui bacharelado em História pela UFPB, mestrado em Ciência Política pela UFPE, doutorado em Ideology and Discourse Analysis (Ciência Política) pela University of Essex, Inglaterra, com pós-doutorado na University of Westminster, Inglaterra. É pesquisador titular, professor e coordenador do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional da FUNDAJ. Também é professor colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da UFPE.

JOSÉ AUDÍSIO COSTA (Coordenação)

Possui graduação em Medicina pela UFPE, mestrado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e doutorado em Neurofisiologia pela USP. Atualmente, é Professor Adjunto da UFPE. Tem experiência na área de Fisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Respostas evocadas, Via auditiva e Habituação.

JOSE EDESON DE MELLO SIQUEIRA (Coordenação)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UFPE e mestrado em Ensino das Ciências pela UFRPE. Atualmente é Presidente da ADUFEPE e professor efetivo da UFPE. Possui experiência na área de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior e realiza pesquisas em Educação Matemática e Tecnológica.

JOSÉ DILSON BEZERRA CAVALCANTI (Coordenação)

Licenciado em Matemática (AESA/CESA) com Especialização em Avaliação em Matemática (UFPE), Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UFRPE). Professor em cursos de Pedagogia na UFRPE, na UFRB e na UFPE. Em 2014, foi eleito como vice-presidente da ADUFEPE. Em 2016, foi eleito para compor a Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, e desde então vem sendo indicado, por essa sociedade científica, para representá-la como avaliador na SBPC.

Luiz Antônio C. R. da Cunha

Possui graduação em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) (1967), mestrado em Planejamento Educacional pela PUC-RJ (1972) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1997.

Lucinda Maria da Rocha Macedo (Coordenação)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1977), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Serviço Social pela UFPE (2007). Atualmente é professora da UFPE.

LUIZ BEVILACQUA

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFRJ (1959), especialização em Pontes e Grandes Estruturas na TH Stuttgart (1961) e doutorado em Mecânica Teórica e Aplicada - Stanford University (1971). Professor Emérito da COPPE-UFRJ (2008). Na área de gestão acadêmica destacam-se os cargos de diretor da COPPE e reitor da UFABC - Santo André (SP). Na gestão pública foi secretário executivo do MCT, diretor científico da FAPERJ, presidente da Agência Espacial Brasileira.

Luís Reis

Diretor de Cultura, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor (Associado I) no Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE. Pesquisador com investigações nos campos da Dramaturgia, da História do Teatro, e da Pedagogia do Teatro.

Márcia Ângela da Silva Aguiar

Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFPE é doutora em Educação pela USP. Professora Titular da UFPE, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Foi presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Foi presidenta da ANPAE e atualmente é Membro na Câmara de Educação Superior do CNE.

Marcos Costa Lima

Possui graduação em Philosophie Politique - Université Montpellier 2 - Sciences et Techniques (1978), mestrado em Sociologia pela UFPE (1985) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Pós Doutorado na Université Paris XIII- Villetaneuse (2003). Atualmente é Professor da UFPE, no Departamento de Ciência Política.

Maria de Nazaré Tavares Zenaide

Possui graduação em Psicologia (1980) e Mestrado em Serviço Social (1986), ambos pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, e Doutorado em Educação pela UFPB (2010). Professora do Departamento de Serviço Social da UFPB e do Mestrado de Direitos Humanos, Cidadania e Politicas Públicas do Programa de Pós-Graduação de Direitos Humanos (PPGDH/UFPB). Atualmente, é membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e da Comissão Municipal da Verdade de João Pessoa.

Mário César Ferreira

Licenciatura e Graduação em Psicologia (FUCMT, 1984), Especialização em Psicologia Social (FUCMT, 1989) e Mestrado em Psicologia (UnB, 1992). Possui Dîplome d´Études Appronfondies en Ergonomie e doutorado en Ergonomie, ambos na École Pratique des Hautes Études EPHE, 1998), Estágio Pós-doutoral em Ergonomia (Université Paris 1 Sorbonne, 2008). Atualmente é Professor no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da UnB, onde atua na graduação e na pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO) do Instituto de Psicologia.

Moisés Melo Santana

Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1984), mestrado em Educação pela UFPE (1991) e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2000). Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Atualmente está realizando Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Paulo Gabriel Soledade Nacif

Possui graduação em Engenharia agrônoma, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA(1988) e mestrado (1994) e o doutorado (2000) em Solos pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Associado da UFRB e Assessor da Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Exerceu as recentes atribuições na gestão pública: Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (2015/2016) e Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2006/2015), entre outras.

Paulo Meyer (IPEA)

Possui graduação em Economia (UFBA e Middlesex University) e Direito (UCSal), Mestrado em Economia da Educação pela University College of London Institute of Education e doutorado-sanduíche na Australian National University (ANU). Atualmente é técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e tem experiência de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas, tendo exercido cargo no Governo do Estado da Bahia.

Remi Castione

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), atuando na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É presidente da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha – APEC.

Renato Janine

Tem graduação em Filosofia pela USP (1971) e mestrado na Université de Paris-I, Panthéon-Sorbonne (1973). Concluiu o doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1984). Desde 1994, é professor titular da Universidade de São Paulo, na disciplina de Ética e Filosofia Política. Em 2016, se tornou Professor Honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP. Atualmente é professor visitante na UNIFESP. Atuou como Ministro de Estado da Educação, de 6 de abril a 5 de outubro de 2015.

Roberto Amaral

Cientista político, jornalista, escritor e ex-ministro da Ciência e Tecnologia. É professor adjunto (licenciado) da PUC-RJ e professor titular da Faculdade Hélio Alonso (RJ). É membro titular do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do Pen Clube do Brasil, da Internacional Political Science Association e da International Association of Judicial Methodology. É secretário-geral da Coordenadoria Socialista Latino-americana (CSL).

Roberto Montezuma

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1983), Especialista Social Housing pela Architectural Association, School of Architecture - AA, ING (1985) e doutorando pela Universidade de Lisboa. (2018/2021). Atualmente é Professor da UFPE, fundador e presidente do INCITI/UFPE (2013/atual), onde é coordenador geral e pesquisador sênior, e da AFM Arquitetos Urbanistas Associados Ltda (1983/atual);

Rosângela de Carvalho

Possui graduação em Psicologia, mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) e doutorado em Ciências da Educação (Currículo) pela Universidade Porto (2003). Atualmente é Professora Associado II da graduação em Pedagogia e no curso de pós-graduação em educação, ambos da UFPE.

Rubneuza Leandro de Souza (MST)

Mestre em Educação Contemporânea (UFPE - Campus Agreste), Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento (UNB), e em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais (EPSJV-FIOCRUZ), graduada em Pedagogia (UNIJUÍ).Atualmente está na coordenação do setor de Educação, do Movimento Sem Terra e membro do Comitê Pernambucano de Educação do Campo.

Sérgio Ramos (Coordenação)

Possui doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais(2008). Atualmente é carreira docente da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética.

Sidartha Soria (Coordenação)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (2005) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFU).

Silke Weber

Doutora em Sociologia na Université René Descartes (1972). Desenvolveu programas de pós-doutoramento nas Universidade de Bremen, de Paris V e na London School of Economics and Political Sciences (LSE). Atualmente é professora emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Foi integrante de comités da Fundação Carlos Chagas, Fundação Ford, CNPq, CAPES, SBPC, ANPOCS, SBS.

Valdemar Sguissardi

Licenciado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Science de l'Éducation - Université de Paris X, Nanterre (1972) e doutorado em Sciences de l'Éducation - Université de Paris X, Nanterre (1976). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (1992) e professor aposentado da Universidade Metodista de Piracicaba (2010).

Vera Alves Cepêda

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998; 2004) e pós-doutorado em Ciência Política pelo IESP/UERJ (2016). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar na graduação, atuando no Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGPol) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS).

Vilma Maria Villarouco Santos (Coordenação)

Graduação em Arquitetura pela UFPE (1983) e Pós-doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), concluiu mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2001). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE.

Wellington Pinheiro (Coordenação)

Possui graduação em Engenharia Elétrica Eletrônica (2001) e mestrado em Engenharia Elétrica (2003) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Atualmente é Professor (dedicação exclusiva) do Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, do qual foi um dos fundadores (2011). É também membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação da Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco, desde 2009.

Zélia Granja Porto (Coordenação)

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1981); Especialização em Psicologia Escolar (1987) e Mestrado em Psicologia Cognitiva (1995), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, e doutorado em Perspectivas Histórica, Comparada y Política Educacional pela Universidade de Salamanca, Espanha (2006). Atualmente é professora da UFPE, onde atua também no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos - Infância e Adolescência da UFPE.