Associação dos Docentes da UFPE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Search in posts
Search in pages

Em defesa do Teatro Valdemar de Oliveira

Como professor aposentado do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, venho expressar minha preocupação com a atual situação do Teatro de Amadores de Pernambuco – TAP. Penso, diante do estado de total abandono em que se encontra, totalmente depredado por ladrões, pasmem, que roubaram o telhado daquela casa de espetáculos. Sem telhado, as chuvas destruíram palco, cadeiras e tudo o mais que fazia do Teatro Valdemar de Oliveira um primor de teatro a serviço da cultura. Não bastasse o telhado, os ladrões levaram grande parte do acervo da história do Teatro de Amadores: troféus, medalhas de mérito, aparelhos de ar condicionado, tomadas, deixando pelo chão fitas de vídeos cassete pertencente ao TAP. Figurinos pelo chão, em meio à lama que tomou conta do piso reservado à plateia. Tudo isso comprovado pela reportagem da Rede Globo Nordeste.

Por que minha preocupação como professor da UFPE ? Pergunto: os alunos de teatro, música, dança, que são formados pelo CAC – Centro de Artes e Comunicação irão exercer seus conhecimentos e saberes onde ? É verdade, há outros teatros, mas são insuficientes para atender às demandas de pauta dos mais diversos grupos de teatro, dança, música, etc.

Os artistas estão mobilizados para lutar contra essa situação, que poderia ser resolvida pelo Estado, a exemplo do Cinema São Luiz, que foi tombado em tempo recorde pela FUNDARPE, órgão do Governo do Estado de Pernambuco.
Estamos na defesa desse patrimônio cultural que é o Teatro Valdemar de Oliveira.

 

José Mario Austregésilo
Ator, diretor e produtor de teatro. Mestre em Comunicação Social e Doutor em Serviço Social  pela UFPE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo