Após 34 horas de regime de votação online, resultado foi computado e divulgado: 559 disseram sim; 16, não; e 41 se abstiveram
Com 90% dos votos, os docentes da UFPE aprovaram o Estatuto e o Regimento da ADUFEPE SAÚDE. Resultado da Assembleia Geral Extraordinária Permanente iniciada nesta segunda-feira (6), esta aprovação é um passo fundamental para dar continuidade ao processo de implementação do esperado plano de autogestão em saúde proposto pela entidade sindical, cuja criação já foi aprovada pela categoria em agosto deste ano. No total foram 616 votos; 559 a favor, 16 contra e 41 abstenções. O resultado da votação foi transmitido ao vivo pelo canal da Adufepe no YouTube.
Embora a assembleia para aprovação dos dois documentos tenha sido realizada de forma híbrida, o regime de votação foi totalmente online, realizado através do Sistema BisaVoto (auditável e seguro) e aberto a partir das 12h30 do dia 6 (segunda-feira) até às 22h do dia 7(terça-feira).
Os documentos aprovados estão disponíveis AQUI. Eles foram submetidos à análise e avaliação da categoria antes mesmo da assembleia. “Estamos aqui com a responsabilidade de colocar em votação a definição da categoria sobre o nosso plano de autogestão, depois de muito trabalho, muitas discussões e muita consulta” declarou, durante a Assembleia Geral, a segunda vice-presidente da Adufepe, Erlene Roberta, antes de apresentar as principais ações para implantação do plano que é um projeto da atual diretoria, devido à insatisfação dos docentes com constantes aumentos nos convênios de saúde.
Ela também destacou os próximos passos para a categoria começar a usufruir dos serviços propostos pela ADUFEPE SAÚDE. “Após a aprovação da criação do plano e do Estatuto e Regimento, agora é necessário continuar com alguns procedimentos que são: criar o CNPJ próprio e dar entrada na Agência Nacional de Saúde (ANS) para registro dos produtos”.
O Estatuto prevê toda natureza da instituição ADUFEPE SAÚDE e suas implicações. Já o Regimento, define as regras sobre os procedimentos para a atuação da responsabilidade administrativa da Autogestão. “O Estatuto descreve três conselhos, uma coordenação e três gerências. Cada órgão está dissecado no Regimento com suas respectivas atribuições”, explicou Erlene Roberta.
De acordo com o Estatuto, “A ADUFEPE SAÚDE tem duração indeterminada e reger-se-á pelo presente Estatuto, seu Regimento Interno, as Resoluções de seus órgãos competentes, bem como nas disposições legais e regulamentares que lhe forem aplicáveis, em especial aquelas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)” e continua no Art. 2º: “A ADUFEPE SAÚDE será criada com recursos próprios da ADUFEPE e tem sua administração e patrimônio independentes da sua instituição criadora”. No Artigo 35, o Regimento destaca que “A ADUFEPE SAÚDE tem por objetivo assegurar a seus beneficiários a assistência à saúde suplementar prestada por intermédio dos estabelecimentos e profissionais credenciados ou através de reembolso de despesas, nos casos previstos neste Regimento, no Estado de Pernambuco e em outras localidades, mediante convênios de reciprocidade”.
Diretoria agradece a participação dos professores no processo democrático de votação
Parabéns a todos que contribuíram para esse empreendimento de grande relevância para a categoria.
Paulo Bandeira/CCJ