Procedimento é realizado exclusivamente pela plataforma SOUGOV.BR
Para evitar fraudes, garantir acesso a serviços e continuidade dos benefícios, servidores do Executivo federal ativos, aposentados e pensionistas precisam realizar a Validação Cadastral anual, feita exclusivamente no SOUGOV.BR (site ou App), até 30 de abril.
De acordo com dados do início do mês de abril, o Governo Federal conta com 412.783 aposentados e 288.150 pensionistas e deste total, aproximadamente 43 mil aposentados (cerca de 27% do total) e 18 mil pensionistas (19,43%) já haviam cumprido o procedimento.
Esse ano, há uma vantagem extra para aposentados e pensionistas: aqueles que estiverem com pendência na realização da prova de vida, após a validação cadastral, podem realizá-la.
Passo a Passo
Processo é realizado em quatro etapas principais:
Autodeclaração: o beneficiário deve confirmar se possui mais de uma aposentadoria ou pensão (seja do RPPS, INSS ou outra esfera);
Dados: as informações já estarão preenchidas automaticamente. O usuário deve apenas revisar esses dados para garantir que estão corretos ou, se necessário, atualizá-los;
Contatos: nesta etapa, é necessário verificar e, se necessário, atualizar os dados de telefone, e-mail e endereço.
Finalização
Confira o passo a passo abaixo:
Evite Golpes
Após considerável aumento de fraudes online, com o objetivo de roubar informações e dinheiro das pessoas, a Validação Cadastral é uma importante ferramenta de segurança para evitar golpes.
Criminosos frequentemente enviam mensagens falsas por e-mail, SMS e WhatsApp, pedindo informações confidenciais ou incentivando o acesso a links fraudulentos. Essas mensagens geralmente contêm erros de gramática, oferecem prazos urgentes ou prometem grandes vantagens inexistentes para forçar a vítima a agir rapidamente.
Em caso de dúvida, entre em contato com o órgão ao qual você está vinculado e nunca forneça dados pessoais por telefone ou mensagens não oficiais. Fique atento e desconfie de solicitações de informações que pareçam suspeitas.