Submissão de Artigos de Opinião

O II CONGRESSO UFPE EM DEBATE – ADUFEPE 2018 é promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco e abre espaço à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco apresentar “artigos de opinião” sobre temas universitários: gestão; ensino de graduação; extensão; ensino de pós-graduação; pesquisa; sindicalismo; políticas públicas; sociedade, arte e cultura; universidade e direitos humanos. O Congresso constitui-se como um fórum de debate sobre a UFPE e o papel que a mesma deve desempenhar na sociedade.

Condições de participação, inscrições e aceite de artigos

Serão considerados pela Comissão Organizadora do evento os artigos de opinião apresentados em conformidade com as normas de redação e instruções a seguir:

Para submissão do artigo de opinião, os participantes deverão inscrever-se no II CONGRESSO A UFPE EM DEBATE – ADUFEPE 2018 no seguinte endereço: http://www.adufepe.org.br/congressoufpe/

Os artigos de opinião serão inscritos pelo site da ADUFEPE no período de 21 de agosto a 30 de outubro de 2018.

Cada participante poderá inscrever até dois (02) artigos:

  • Um artigo como autor (a) principal;
  • Um artigo como coautor (a).

Os artigos deverão ser revisados antes de seus envios. Não será possível corrigir ou modificar depois de serem aceitos pela Comissão Organizadora.

Os trabalhos que não atenderem aos padrões estabelecidos não terão retorno pela Comissão Organizadora.

Os autores (as) e coautores (as) que atenderem a todas as condições deste regulamento poderão integrar a programação oficial, receber o certificado e ter o trabalho publicado no livro de Memória do Congresso (com ISBN) e em meio eletrônico.

Formato e apresentação do artigo de opinião

O artigo deverá ser conciso e objetivo permitindo esclarecer a motivação da opinião dos autores sobre os temas definidos para o II Congresso.

É facultado ao (s) autor (es) organizar seu artigo em subtítulos.

Cada artigo poderá conter até cinco (05) páginas.

O Artigo deverá ser enviado em formato PDF com as seguintes configurações:

  • Formato papel A4 (29,7 cm x 21 cm);
  • Margens de 2 cm;
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaço entrelinhas de 1,5;
  • Alinhamento justificado;
  • As páginas não deverão estar numeradas.

O título deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento central.

O (s) nome (s) do autor (es) deve aparecer abaixo do título da obra, alinhado à esquerda, seguido da identificação da instituição e com o e-mail do (s) autor (es)

As tabelas deverão ser apresentadas em tamanho 10, e as figuras devem ser em escala de cinza. Numerar as referências essenciais utilizadas no texto na ordem de citação, usando algarismos arábicos entre colchetes. Ex: [1].

Apresentação oral do artigo

Cada Participante terá até 15 minutos para apresentar seu trabalho e responder perguntas. Caso haja mais de um autor, o tempo deverá ser dividido entre eles.

Não serão disponibilizados computadores e data show para as apresentações em slides. A utilização dos recursos não é obrigatória.

Todos os participantes devem comparecer às salas com, no mínimo, cinco (05) minutos de antecedência do horário previsto para seu início e deverão permanecer até o final das discussões.

Haverá em cada sala um mediador que será responsável por dinamizar as discussões e auxiliar os participantes no que for necessário.

O certificado de apresentação dos trabalhos será entregue pelo mediador ao final de cada sessão.

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

Todos os artigos de opinião apresentados são de inteira responsabilidade dos autores e coautores. Os artigos inscritos refletem as opiniões dos seus autores e não as da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (ADUFEPE), da Comissão Organizadora ou de sua direção.
Ao efetivar a inscrição e submeter o trabalho, o participante está autorizando o direito de uso para publicação pela ADUFEPE.