Associação dos Docentes da UFPE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Search in posts
Search in pages

Adufepe parabeniza UFPE pelos seus 74 anos 

A Adufepe vem a público comemorar os 74 anos de atividades da Universidade Federal de Pernambuco. Há 41 anos fazemos parte dessa história, construindo dias melhores, lutando pela classe docente, pelo ensino público gratuito de qualidade e pela democracia, tantas vezes ameaçada.

Fundada em 11 de agosto de 1946, não por coincidência, no Dia do Estudante, a Universidade Federal de Pernambuco (inicialmente chamada de Universidade do Recife) foi o resultado da junção das escolas de ensino superior: Faculdade de Direito do Recife (fundada em 1827), Escola de Engenharia de Pernambuco (1895), Escola de Farmácia (1903), Escola de Odontologia (1913), Faculdade de Medicina do Recife (1915), Escola de Belas Artes de Pernambuco (1932) e Faculdade de Filosofia do Recife (1940).

Pouco tempo depois foi criada a Cidade Universitária de Pernambuco no bairro do Engenho do Meio e a Universidade cresceu para além. Hoje, com seus 74 anos em pela atividade, a UFPE conta com 109 cursos de graduação, ofertados para 31 mil alunos e mais 9 mil na pós-graduação. São 109 cursos de graduação presenciais e 145 cursos de pós-graduação ( entre mestrados, doutorados profissionais e acadêmicos, stricto sensu).

Considerada a melhor universidade do Nordeste (e a 10° do Brasil) pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), em 2019, a UFPE tem desempenhado um papel que ultrapassa expectativas. Mesmo com recursos parcos e diante de um governo que já se declarou abertamente contrário ao serviço público e à Educação pública de qualidade e gratuita, as atividades nunca pararam. Pelo contrário, o papel da UFPE dentro do contexto da pandemia do coronavírus se mostrou de fundamental importância, tanto com os projetos de pesquisa e extensão, com os avanços tecnológicos, com a produção de álcool em gel, como com a intensa atuação do Hospital das Clínicas, com uma ala inteira dedicada ao tratamento de pessoas com a covid-19, o Bloco Vida.

 

Alfredo Macedo Gomes, o 13° reitor em exercício, tem nas mãos o desafio de harmonizar às necessidades dos estudantes, professores e técnicos com o momento histórico e a crise sanitária que vivemos. Com a sensibilidade de quem confia na ciência, no conhecimento e na necessidade de se colocar a vida em primeiro lugar, um grande passo foi dado pela UFPE ao disponibilizar para alunos e professores um semestre facultativo. Intitulado de Semestre Acadêmico Suplementar, o segundo semestre de 2020, terá disciplinas ministradas virtualmente mas a participação de alunos e professores é facultativa. Os alunos que não puderem se matricular poderão retornar às atividades quando o ano letivo de 2020 for retomado. Além disso, uma seleção está responsável por oferecer empréstimo de equipamentos tecnológicos e dados móveis de internet aos estudantes de baixa renda que não possuam acesso à internet.

A Adufepe tem orgulho de fazer parte dessa história. Que venham os próximos 74 anos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo