ADUFEPE discute modelo de sindicato docente com diretores da ADUFRJ

Considerando o atual momento político, a reunião discutiu possíveis mudanças para o sindicato
Por Joyce Santos

Os diretores da ADUFEPE, Edeson Siqueira e Fernando Nascimento, acompanhados do Professor Remi Castione, da UnB, se reuniram, nesta segunda-feira (26), com os atuais diretores da ADUFRJ (Seção Sindical do Docentes da UFRJ), Maria Luiza, Lígia Bahia e Felipe de Souza, Fernando Pereira Duda, e o ex-diretor Hélio Mattos, na sede da Seção.
Durante o encontro foi discutido, qual modelo de sindicato melhor representa o movimento docente universitário na contemporaneidade. Em relação a proposta de obtenção de sindicatos mais representativos, autônomos e independentes foram defendidos o modelo federativo nacional e a formação de sindicatos regionais. Além disso, foi consenso na reunião que os sindicatos devem incorporar a defesa da produção científica, tecnológica e a inovação, bem como ampliar a oferta de convênios juntos aos docentes associados.
O presidente da ADUFEPE, Edeson Siqueira, relata que a associação tem se empenhando na busca de parcerias: “A atual diretoria da ADUFEPE tem buscado articulação com vários sindicatos e entidades da sociedade civil para a defesa da Universidade, e, nesse sentido, vem integrando um movimento amplo de repensar a militância, através de ações efetivas de melhorias nas condições de trabalho nas universidades”.
Além da discussão sobre convênios com empresas de plano de saúde foi destacado, ainda, a importância de incentivar acordos com escolas, editoras e livrarias, com o intuito de atender as demandas dos docentes e construir um novo modelo de movimento sindical para os educadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *