ADUFEPE disponibiliza assessoria jurídica para entrar com ação

Mesmo após solicitação da ADUFEPE, a Sul América manterá o reajuste de 23,27% para os docentes da UFPE vinculados às apólices Sul América MEC Adesão e MEC migração (nº 65618 e 67197). A informação foi passada pela Qualicorp – Administradora de Benefícios S/A, através de carta à reitoria da UFPE. Para alguns docentes, esse reajuste pode chegar a R$ 900. O caso já está sob análise da assessoria jurídica do sindicato e os docentes que se sentiram lesados, podem entrar com ação contra a seguradora.

 Os docentes foram surpreendidos em dezembro de 2018, com o anúncio do reajuste da Sul América. Considerando o aumento abusivo, a ADUFEPE analisou a situação através da Comissão de Acompanhamento dos Planos de Saúde dos Servidores Técnicos e Docentes da UFPE e da sua assessoria jurídica. Após reunir a categoria, a comissão solicitou intervenção da reitoria e pediu providências à Qualicorp para redução dos valores. Entre outros, a ADUFEPE argumentou o impacto no orçamento dos professores e o apoio dado pelo sindicato para diminuição da sinistralidade com a junção das apólices. Apesar dos esforços, a categoria não obteve retorno satisfatório. Em resposta à solicitação da comissão, a Qualicorp informou que a Sul América manterá o reajuste.

A advogada da assessoria jurídica da ADUFEPE, Uila Daiane, explica que os docentes prejudicados devem procurar o sindicato. “Analisamos a possibilidade de ingressar com ação coletiva, mas percebemos que não é viável pois os valores variam para cada caso. Por isso, ingressaremos com ações individuais”, informou.

Não é recente que os índices de reajuste dos planos de saúde dos docentes da UFPE assustam os usuários e preocupam a ADUFEPE. Por isso, em agosto de 2018 foi instituída a Comissão de Acompanhamento dos Planos de Saúde dos Servidores Técnicos e Docentes da UFPE, composta por representantes da ADUFEPE e da pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *