Primeira reunião sobre cortes nas universidades será no Recife

No Recife, no dia 8 de maio, às 9h, no auditório da ADUFEPE. Em Caruaru, no dia 9 de maio, às 16 h, no auditório mestre vitalino. Em Vitória, no dia 10 de maio, às 16 h, no auditório do CAV.

Em virtude das mais recentes declarações do Ministério da Educação, a Associação de Docentes da UFPE (ADUFEPE) convoca toda a comunidade acadêmica a participar da reunião ampliada sobre os cortes de verbas nas instituições federais de ensino.

A reunião será realizada em todos os campi: no Recife, no dia 8 de maio, às 9h, no auditório da ADUFEPE. Em Caruaru, no dia 9 de maio, às 16 h, no auditório mestre vitalino. Em Vitória, no dia 10 de maio, às 16 h, no auditório.

A reunião com docentes, técnicos e estudantes terá a presença do reitor Anísio Brasileiro e do pró-reitor de planejamento Tiago Galvão.  “Em janeiro, havia um decreto com a redução de 5,8 milhões no orçamento de investimento. Somados ao corte dos 50 milhões do total anual em custeio, vamos ter o funcionamento comprometido no segundo semestre letivo, o que prejudica a qualidade e a execução das atividades de gestão da UFPE”, disse Tiago.

Levantamento feito a pedido do jornal O Estado de S. Paulo pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), com dados públicos do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Ministério da Economia, mostra que os bloqueios na pasta não pouparam nenhuma das etapas da educação.

Apesar do discurso do governo federal de dar prioridade à base do ensino público, ao menos R$ 2,4 bilhões que estavam previstos para investimentos em programas da educação infantil ao ensino médio foram bloqueados. As universidades federais estão sem R$ 2,2 bilhões. O contingenciamento vai na contramão do que defende o presidente Jair Bolsonaro (PSL) desde a campanha eleitoral: o aumento de investimento para a educação básica em detrimento do ensino superior. Confira a matéria completa na revista EXAME: https://exame.abril.com.br/brasil/mec-contraria-discurso-e-tira-verba-da-educacao-basica-alem-de-faculdades/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *