Reunião no Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE) debate a PEC 241

14671235_1207043449354681_6171006062762615440_n

PEC 241. Esta foi a pauta de reunião, na tarde da quarta-feira (19), no Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE). Mas o encontro foi além: estudantes e docentes discutiram a conjuntura política nacional – desde seus entraves históricos a perspectivas para o futuro.  Na reunião, aberta ao público, a Associação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE) foi representada pelo seu presidente (e docente do CAV), o professor Augusto Barreto.

Com organização tradicional (dividido em informes, debates e encaminhamentos), a reunião começou, às 15h, com questionamento da professora Petra Duarte sobre a relação dos sindicatos (e seus posicionamentos) diante da PEC 241 ao professor Augusto Barreto. Em seguida, os outros docentes começaram suas falas e a discussão apoiou-se em dois pilares: o papel dos docentes frente à conjuntura nacional – sob uma perspectiva histórica –, a unidade (formada por docentes, técnicos e estudantes) do CAV e os problemas desse centro acadêmico.

“É muito difícil que o projeto não passe no Senado – essa é a realidade nacional. Temos que nos preparar para tempos ruins”, afirmou Augusto Barreto. A ADUFEPE mostrou-se aberta ao diálogo e ao compromisso da aproximação dos professores. No fim da tarde, a presença e participação dos discentes foi intensificada com participação e falas de representantes estudantis. Na conclusão do evento, os encaminhamentos foram revisados e definidos pelos presentes – confira, logo abaixo, a lista das deliberações. Uma nova reunião está prevista para essa sexta-feira (21), às 15h, no CAV.

 


Encaminhamentos:

– Mobilização dos Estudantes

– Documento de orientação para os docentes do CAV não realizarem provas e aplicarem faltas nos alunos

– Agenda de discussões (PEC 241, MP do Ensino Médio, PLP 257 etc.) com oficinas (técnicas e debates)

– Realização de palestra, sob responsabilidade da ADUFEPE, com a professora e economista Tânia Bacelar para debater a conjuntura nacional

– Carga horária das discussões integradas às disciplinas (de acordo com grade e possibilidades dos cursos)

– Reunião presencial nesta sexta-feira (21), às 15h, no CAV

– Comissão de docentes (Paulo André, Petra Duarte, Augusto Barreto etc.)


Veja mais fotos em:
https://www.facebook.com/adufeperecife/posts/1207044749354551

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *