Reunião ampliada discute o Future-se e convoca Assembleia Geral

Diante do anúncio do novo programa de financiamento das universidades federais, realizado pelo Ministério da Educação, a diretoria da ADUFEPE convocou, na manhã desta quinta-feira (18), uma reunião ampliada pra discutir as estratégias de mobilização e os encaminhamentos a cerca do “Future-se”. Com a participação do reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro, da pro-reitora de Gestão Administrativa (Progest), Niedja Paula, e de docentes de diversos departamentos dos campi Recife e Caruaru, o encontro debateu sobre as possibilidades de atuação da categoria em defesa da universidade pública.

No encontro, foram apresentadas e discutidas as propostas do Ministério da Educação (MEC) para o “Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – FUTURE-SE”. Na luta em defesa da universidade, a ADUFEPE se articula com o Observatório do Conhecimento, com as Frente Parlamentares Mistas em Defesa da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com as Comissões de Educação e CT&I da Câmara Federal. Iniciativas como a série de 20 episódios com depoimentos de professores e pesquisadores da UFPE, lançada nesta quarta-feira (17), pela ADUFEPE, e a realização do Observatório do Conhecimento na Torre Malakoff, ocorrida no dia 30 de junho, no Bairro do Recife. Foi apresentada ainda a proposta do Observatório do Conhecimento no Sertão, realizado com docentes da UFPE e UFRPE.

Entre os encaminhamentos da reunião, foi decidido coletivamente pela realização de uma Assembleia Geral, no dia 7 de agosto, com o objetivo de deliberar sobre a adesão da categoria na greve geral do dia 13 de agosto. Pautas como a recomposição orçamentária e a formação de uma frente ampla em defesa das universidades, além da realização de dois seminários, no Recife e em Brasília, também foram discutidos na ocasião. Uma nova reunião ampliada será realizada no dia 30 de julho, às 9h, na sede da Associação dos Docentes da UFPE para dar novos encaminhamentos.

Calendário de Lutas da ADUFEPE:

30/07 – Reunião Ampliada
07/08 – Assembleia Geral
13/08 – Greve Nacional

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *