Proifes-Federação comemora 15 anos com homenagem na Câmara dos Deputados

A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação) comemora 15 anos de luta em defesa do ensino público no país. Para homenagear a entidade, a Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta quarta-feira (18), uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães. A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (ADUFEPE) participou da solenidade através da presença do presidente Edeson Siqueira.

“A Proifes surgiu na década passada com a perspectiva de oxigenar e renovar o movimento docente universitário. Para a ADUFEPE, é muito importante participar desse momento, tendo em vista que estivemos presente na fundação do Fórum Proifes. O professor Jaime Mendonça foi da primeira diretoria. Fazemos parte dessa história”, saudou o presidente da ADUFEPE.

Nas palavras de Nilton Brandão, presidente do Proifes, a entidade travou batalhas e reuniu vitórias durante o período, incluindo a reestruturação de carreira. “Esta sessão representa o reconhecimento, por parte do Parlamento, da atuação correta e propositiva da Proifes ao longo de 15 anos, sempre marcada pelo debate plural e de qualidade, seja com o Congresso Nacional, seja com outras entidades da educação e os movimentos sindicais e populares”, comemorou Brandão.

Ainda de acordo com o professor Edeson Siqueira, as entidades precisam estar alinhadas para ganhar força na luta em defesa do ensino. “Foram grandes conquistas, até mesmo a criação da classe de professor associado, bem como a possibilidade de todos chegarem a classe de titular. Quem mais contribuiu com o fortalecimento da nossa categoria, da universidade pública e das Instituições Federais de Ensino Superior foi a Federação. Precisamos integrar essa história e nos vincular ao Proifes nos tornando autônomos, independentes e articulados em nível nacional”, concluiu o presidente da ADUFEPE.

Livro – Durante a reunião solene, houve ainda a distribuição do livro “Proifes 15 Anos – Lutas e Conquistas”. A obra trata em textos e imagens a trajetória da Federação desde a fundação, como Fórum de Professores de IFES, em 2004.

Assista a homenagem na Câmara dos Deputados na íntegra

Confira as imagens da cerimônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *