Professora Emérita Tânia Bacelar discute perspectivas da economia nacional em palestra

Os desafios e projeções da economia nacional diante da instabilidade sociopolítica que atinge o Brasil serão discutidos pela professora Emérita Tânia Bacelar, na tarde desta quarta-feira (4), na palestra “Desenvolvimento econômico brasileiro: trajetória recente e perspectivas”. O evento, que é gratuito e aberto ao público, encerra a temporada de colóquios do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A apresentação será às 16h, no Auditório Professor Benício de Barros Neto, no DQF.

Ao longo do ano, o PPG-Química realizou 40 colóquios. Somente neste semestre, foram 20. “Nossos colóquios alternam temas de ciência e tecnologia com temas relacionados ao cenário atual em que as universidades federais estão sendo vistas de uma forma sem precedentes. Dentre os 20 temas abordados no semestre, tivemos a participação dos professores eméritos Sergio Rezende, falando dos impactos atuais em CT&I, Amaro Lins sobre os impactos na educação e hoje (quarta), Tânia Bacelar, discutindo a trajetória do desenvolvimento econômico brasileiro”, detalhou o professor Petrus Santa Cruz, coordenador dos Colóquios do PPG-Química da UFPE.

Saiba mais sobre Tânia Bacelar

A professora Tânia Bacelar de Araújo é do Departamento de Ciências Geográficas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Graduada em Ciências Sociais e em Ciências Econômicas, especialista em Planejamento Global pela Cepal, ela possui doutorado em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne (França). Doutora Honoris Causa da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), se aposentou em 2014 após 36 anos de contribuição à formação de estudantes na graduação e pós-graduação, à produção de conhecimento e ao desenvolvimento institucional da universidade. Atualmente, continua a desenvolver atividades na pós-graduação e no apoio institucional à gestão universitária.

É reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento regional, tendo atuado na Sudene durante 20 anos como economista, incluindo o período em que foi diretora de Planejamento Global (1985/86). Exerceu os seguintes cargos públicos: secretária de Planejamento de Pernambuco (1987/88), secretária da Fazenda de Pernambuco (1988/1990), diretora do Departamento de Economia da Fundaj (1990/1995), secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente do Recife (2001/2002), secretária Nacional de Políticas Regionais pelo Ministério da Integração Nacional (2003), e coordenadora do Grupo de Trabalho de Recriação da Sudene e da Sudam (2003). É sócia diretora da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), desde 1995. Foi escolhida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) como Personalidade Econômica do Ano 2018, com outorga no Congresso Brasileiro de Economia de 2019.

Palestra Desenvolvimento econômico brasileiro: trajetória recente e perspectivas
Palestrante: Profª. Emérita Tânia Bacelar
Auditório Professor Benício de Barros Neto, no Departamento de Química Fundamental
Quarta-feira, 4 de dezembro de 2019, às 16 h
Gratuito e aberto ao público

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *