Ana Mae Barbosa recebe título de Honoris Causa

Na manhã desta sexta-feira, dia 13 de abril, no Auditório João Alfredo, na Reitoria, a Universidade Federal de Pernambuco concedeu o título de Professora Honoris Causa à docente Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em atenção a pedido do Departamento de Métodos e Técnicas, encaminhado pelo Conselho Departamental do Centro de Educação da UFPE.

O presidente da ADUFEPE, Augusto Barreto, prestigiou a solenidade e destacou a atuação da professora em atividades destinadas as pessoas de condições menos favorecidas. Ela é reconhecida pela criação de uma proposta educativa contra-hegemônica aos modelos trazidos da Europa em relação ao ensino da arte, e que, em muitos momentos, serviram como instrumento de alienação e exclusão.

Curriculum – Ana Mae Barbosa é professora titular aposentada da USP, atuando no doutorado em Ensino e Aprendizagem de Arte, que implantou na Escola de Comunicação e Artes, e nos mestrados e doutorados em Design, Arte e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi. Ensinou em universidades inglesas e americanas, entre elas Yale University e The Ohio State University.

Trajetória  – Nascida no Rio de Janeiro (RJ), em 1936, Ana Mae logo se transferiu para Maceió (AL) para morar com os avós, após ter ficado órfã dos pais. Mudou-se para o Recife, onde finalizou o curso ginasial no Instituto de Educação de Pernambuco (IEP) e o curso normal na Escola Normal de Pernambuco. Também fez o curso de Direito na UFPE, concluindo em 1960.

Aprovada na segunda colocação no concurso de professores, iniciou o magistério na rede estadual de ensino de Pernambuco no Grupo Escolar Manoel Borba, alfabetizando crianças dos alagados do Recife, no bairro dos Coelhos. Teve passagem relevante na Escolinha de Arte do Recife de onde foi indicada pelo arte/educador Augusto Rodrigues para atuar com professora da UnB, tendo se demitido, em ação conjunta com demais docentes da instituição, quando da instalação da ditadura no Brasil. Ana Mae Barbosa retornou ao Recife de onde partiu, com alternativa à perseguição que intelectuais pernambucanos sofriam do regime militar, definitivamente para São Paulo.

Responsável pela formação de centenas de doutores e mestres que passaram a atuar em inúmeras universidades brasileiras, a professora Ana Mae foi a primeira arte/educadores a realizar curso de doutorado no país. Em reconhecimento ao seu trabalho – com mais de 30 livros e 117 capítulos de livros publicados, além da participação em mais de 400 eventos relevantes e publicação de mais de 100 artigos em periódicos nacionais e internacionais –, a professora recebeu prêmios de honra ao mérito de importantes instituições de âmbito nacional e internacional.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *