O professor Heleno Araújo Filho foi agraciado com o título Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco em cerimônia, na noite desta segunda-feira (17), na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife, e contou com a presença de professores, acadêmicos e profissionais da Educação. A Adufepe se fez presente na cerimônia, representada pelo professor Audisio Costa.
Na solenidade, Heleno Araújo recebeu a Samarra Azul, simbolizando sua área científica, e o capelo, representando o reconhecimento acadêmico da instituição. Ele destacou a honra e orgulho que sente pelo reconhecimento. “O primeiro sentimento é de felicidade, uma grande honra receber este título da UFPE e de muita gratidão”, disse o educador.
Antes do discurso de agradecimento, o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, fez a leitura do ato oficial e entregou a Heleno o diploma. A Senadora Teresa Leitão; a presidenta da CAPES, Denise Pires; a presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), professora Márcia Ângela Aguiar; a professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dalila Oliveira e o professor emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Fernandes Dourado proferiram conjuntamente o discurso que homenageou Heleno Araújo.
A outorga do título se deve à destacada trajetória do educador na defesa intransigente da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. Heleno Araújo é uma figura de destaque no cenário educacional e sindical brasileiro e pernambucano. Atualmente, preside a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ocupa o cargo de vice-presidente para a América Latina na Internacional da Educação (IE), sindicato global com sede em Bruxelas. Sua trajetória inclui a presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), além de participação no Conselho Nacional de Educação (CNE) e na organização da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), crucial para a construção do Plano Nacional de Educação (2024-2034). Sua atuação também se estendeu à CUT.
Ao prestigiar a conquista de Heleno Araújo, a Adufepe reafirma a importância da luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. “Heleno Araújo é um militante, grande defensor da educação brasileira que tem, ao longo de sua vida, demonstrado compromisso para com a educação. Esta outorga representa uma nova etapa, o reconhecimento do que ele tem feito a partir da sua luta sindical aqui em Pernambuco, pelas transformações necessárias para uma educação inclusiva para todos, não só no Brasil como em toda a América Latina”, expressou o diretor da Adufepe, Audisio Costa.
O título de Doutor Honoris Causa da UFPE reconhece a excelência de indivíduos que se consagraram pelo conhecimento, pela atuação humanitária, pela promoção do diálogo intercultural ou pela luta pelos direitos humanos.