Primeiro dia das eleições leva 504 professores às urnas

Nesta quarta-feira (06/06), primeiro dia das Eleições que decidem a próxima diretoria da ADUFEPE, 504 docentes da UFPE votaram. As seções com mais votos nesse primeiro dia foram as localizadas no Centro de Educação (47 votos) e no Centro de Tecnologia e Geociências – CTG (44 votos).  * Veja aqui o total por centros.

A expectativa dos organizadores e da Comissão Eleitoral é que essa eleição ultrapasse o número de eleitores do último pleito, que levou 804 professores às urnas.   “O primeiro dia da eleição mostrou que a participação dos docentes aumentou se comparada às ultimas eleições. Considerando o contexto de crise econômica e seus impactos sobre a vida e as carreiras universitárias, acreditamos que houve impacto sobre a consciência política de cada docente, que se refletiu na quantidade de chapas que disputam e na frequência ao pleito deste ano”, avalia o prof. Wellington Pinheiro, presidente da comissão Eleitoral. Como ele ressaltou, um diferencial nesta eleição é que três chapas estão na disputa pela diretoria do Sindicato.

Hoje (7), segundo dia do pleito, pode superar o número de votantes de ontem. “Historicamente, a maioria dos docentes vota no segundo dia. Esperamos uma presença ainda maior neste dia de hoje, com a mesma tranquilidade que se deu no dia de ontem. Com isso, ganham os docentes, a comunidade universitária da UFPE, e a Democracia, que se fortalece cada vez que avança a consciência de classe e o compromisso da categoria”, prevê o presidente da comissão.

Segundo turno

De acordo com o regimento, para ganhar no primeiro turno a chapa vencedora precisaria ter 50% dos votos mais um. No quadro atual, a possibilidade de segundo turno é visível. Se houver necessidade de segundo turno, ele deverá ser realizado nos dias 19 e 20 de junho.

*Este é o resultado estimado do primeiro dia, podendo ainda sofrer alterações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *