PPGCOM abre vagas para especialização em Comunicação Política

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco tem uma novidade para quem quer aprofundar os conhecimentos em ciências políticas em meio ao colapso socioeconômico no qual o país está inserido. Nesta sexta-feira (31), começam as inscrições para a pós-graduação lato sensu em Comunicação Política. O curso é voltado para jornalistas, assessores de imprensa, políticos e demais profissionais que necessitam de referências teóricas e habilidades técnicas para uma gestão de excelência. Os interessados têm até o dia 17 de fevereiro para participar do processo seletivo.

Clique para saber mais

O resultado da seleção será divulgado no site do curso dia 21 de fevereiro, e as matrículas poderão ser feitas de 27 de fevereiro a 10 de março, na Secretaria do PPGCOM da UFPE. As aulas da primeira disciplina terão início no dia 23 de março.

De acordo com os organizadores, serão oferecidas 40 vagas para alunos regulares e quatro vagas para alunos especiais da UFPE. A carga horária é de 360 horas. As aulas acontecem durante uma semana por mês, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e, no sábado, das 13h às 18h, no Centro de Artes e Comunicação.

A pós-graduação pretende formar profissionais de comunicação política em mídia impressa, eletrônica e na WEB, fornecendo também base de conhecimentos para uma atuação qualificada nas áreas de marketing e assessoria política. Nas aulas, serão aprofundados os conhecimentos da área com ênfase em jornalismo e assessoria política, fornecendo subsídios teóricos e práticos para a atuação profissional em diversos setores.

“A nova realidade imposta à disputa política, com a crescente complexidade dos problemas econômicos e sociais enfrentados pelo Estado, tem desafiado com demandas, cada dia mais urgentes, os meios de discussão e decisão das políticas públicas, cujos profissionais – políticos, assessores, técnicos e jornalistas especializados – são instados a aperfeiçoarem sua formação para trabalhar adequadamente essas novas e crescentes exigências expressas pela população, especialmente através dos veículos de comunicação”, explicou o coordenador da pós-graduação em Comunicação Política, professor Heitor Rocha.

Com a carga horária total de 360 horas, o curso, sob a coordenação do professor Heitor Rocha e vice-coordenação da professora Giovana Mesquita, oferecerá 12 disciplinas com aulas que acontecerão durante uma semana de cada mês, de segunda a sexta-feira, das 17 às 22 horas, e, no sábado, das 13 às 18 horas, no Centro de Artes e Comunicação (PPGCOM). Estão sendo oferecidas 40 vagas para alunos regulares e quatro vagas para alunos especiais da UFPE. O custo da pós-graduação é R$ 450 para a matrícula e as 15 mensalidades seguintes, contando com os três meses finais para orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Quem pode participar?
Para participar do curso, os candidatos necessitam ter o ensino superior completo em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). No ato da inscrição, é preciso entregar o diploma ou certificado de conclusão de graduação (com data da colação de grau), histórico escolar, curriculum vitae atualizado e carteira de identidade (RG ou carteira de órgão profissional).

Como se inscrever?
A inscrição deve ser feita exclusivamente através do e-mail comunicacaopoliticaufpe2020@gmail.com. É preciso enviar os seguintes documentos: diploma/certificado de conclusão do 3º grau completo em curso reconhecido pelo MEC, histórico escolar, curriculum vitae atualizado, carteira de identidade (RG ou carteira de órgão profissional) e o comprovante do depósito da taxa de inscrição, que custa R$ 45. O pagamento deve ser feito na conta corrente 232.753-8 – título FADE/ I ESP. COMU – tipo conta cobrança, agência 3234-4, do Banco do Brasil.

Quadro de docentes

Telejornalismo Político
Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior

Movimentos Sociais, Política e (Pós) Modernidade
Antônio Paulo de Morais Rezende

História Política Brasileira I
Antônio Torres Montenegro

Jornalismo e Política
Fabiana Moraes da Silva 

Metodologia
Giovana Borges Mesquita

Teoria do Jornalismo
Heitor Costa Lima da Rocha

Webjornalismo, Redes Sociais e Política
Ivo Henrique França de Andrade Dantas Cavalcanti

Economia Política
Marcos Ferreira da Costa Lima

Filosofia Política
Michel Zaidan Filho

Assessoria Política e Eleitoral
Rafael Salviano Marques Marroquim

Propaganda Política
Rogério Luiz Covaleski

História Política Brasileira II
Túlio Augusto Velho Barreto de Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *