Pela democracia, pela liberdade de Lula

A ADUFEPE manifesta sua indignação com o desrespeito à decisão do desembargador federal plantonista Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A ordem, publicada neste domingo (8), determinou a soltura imediata e em regime de urgência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, após questionamento feito pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro, o alvará de soltura foi cassado pelo relator da Lava Jato no Tribunal, o desembargador João Pedro Gebran Neto. Após indas e vindas, com a participação do juiz Sérgio Moro, o presidente do TRF 4ª (Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores, decidiu manter Lula na prisão.

Acreditamos que este desrespeito à ordem se deu por razões políticas, pois é inconcebível que a decisão do desembargador Favreto seja desconsiderada no âmbito do TRF-4 em favor de uma manobra feita por um juiz de primeira instância. Estamos diante de um cenário em que Lula encontra-se preso sem provas há mais de 90 dias, e quando finalmente surge um reconhecimento do seu direito de defender-se em liberdade, volta à tona a arbitrariedade e injustiça sobre aquele que quer disputar dignamente a presidência da República.

A decisão do desembargador Rogerio Favreto, do TRF-4, surgiu como o reconhecimento de que Lula não poderia ter sido preso sem crime e sem provas e como o restabelecimento do Estado de direito. Tal decisão reconhece que ele tem direito a se defender em liberdade nas instâncias superiores, como a Constituição garante a todos. A decisão também garante que a sociedade saiba por meio do próprio Lula, suas propostas para retomar o caminho da democracia e tirar o Brasil da crise atual.

Sabemos, que o ex-presidente Lula foi vítima de manobras arbitrárias, preso por motivações políticas para impedi-lo de ser candidato. Lula é inocente de todas as acusações feitas contra ele. Estas manobras mostram que neste país, em alguns momentos, impera interesses políticos e econômicos, em detrimento de um projeto de desenvolvimento com inclusão social realizado por Lula e almejado por todos os brasileiros.

Pela democracia e pelo povo brasileiro, declaramos Lula Livre!

Um comentário em “Pela democracia, pela liberdade de Lula

  • 11 de julho de 2018 em 09:42
    Permalink

    Pela democracia sim , pela liberdade de Lula não. Ladrão tem que pagar seus roubos. Seja rico ou pobre.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *