Nova lista dos 3,17%

Confira se você é um dos contemplados de setembro

Saiu uma nova lista de contemplados pela Ação dos 3,17%. Cinquenta e seis professores já têm seus devidos valores depositados no mês de setembro e liberados para saque a partir de hoje (11/09). Se você é um dos beneficiados, deve entrar em contato com a assessoria jurídica. “Estamos contatando todos os contemplados mas é importante verificar se seu nome está na lista. Aqueles que estão, devem entrar em contato conosco para obter informações para saque ou fazer o levantamento”, explica a advogada Sabrina Souza, analista jurídica da ADUFEPE.

A ação dos 3,17% foi ajuizada pela assessoria jurídica da ADUFEPE desde 2000, mas a maioria dos processos foram executados a partir de 2007 e outros em 2010. Os advogados utilizaram como estratégia a organização dos processos por grupos e desde então, mais de 100 grupos foram contemplados, só em 2018, 29 deles receberam. Os valores podem variar de mil até quarenta mil reais.

Para o presidente da ADUFEPE, o avanço na liberação dos valores de 3,17% representa a luta da categoria. “Sem dúvida é uma das ações mais esperadas pelos professores da UFPE. Há uma determinação da diretoria para que a assessoria jurídica acompanhe essa questão de forma atenciosa, pois esperamos que todos recebam o mais breve possível”.

A demanda surgiu em 1995 devido a uma ilegalidade do Governo Federal na implementação da Lei nº 8.880/1994. Ao invés de repassar nos contracheques dos servidores públicos federais um reajuste de 25,24%, concedeu 22,07%, restando, portanto, a diferença de 3,17%.