Nota de Solidariedade aos Docentes da UERJ

É com grande indignação que a ADUFEPE acompanha a situação dos professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Com três pagamentos atrasados, os professores da UERJ enfrentam dificuldades financeiras, convivem com a incerteza de quitar suas contas e satisfazer suas necessidades mais básicas. Apesar dos honorários serem indispensáveis para a locomoção e a frequência deles na universidade, mesmo assim os professores continuam dando aulas de acordo com suas possibilidades de deslocamento. Muitos não estão conseguindo comparecer às aulas, alguns pegam empréstimos, vendem seus carros, voltam a morar com seus pais.

O impacto dos atrasos de pagamentos afetam não apenas a vida dos professores mas a qualidade da instituição que era considerada uma das mais conceituadas do país e pioneira em ações afirmativas. Outrora respeitada pelos seus cursos de excelência, a UERJ atual está abandonada pelo governo do estado com um calendário acadêmico que ainda não saiu de 2016. Os problemas de pagamento põem em risco o funcionamento de serviços prestados à sociedade, como o atendimento de psicologia e odontologia no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Também há risco de que esses serviços sejam suspensos, assim como pesquisas que dependem de recursos estaduais para sua manutenção. São salários e bolsas atrasados, sem contar o 13º salário do ano passado, a UERJ enfrenta ainda a falta de verbas para manutenção no campus Maracanã e nas mais de 14 unidades espalhadas pelo estado do Rio.

Diante da dificuldade de viabilizar o funcionamento da universidade, o governador do Estado do Rio de Janeiro ameaça cortar salários de professores e funcionários responsabilizando-os pela crise. Atitude que repudiamos. A crise da UERJ tem várias implicações para o ensino superior e pode representar o amanhã de outras universidades.

A Associação dos Docentes da UFPE expressa sua solidariedade e seu apoio à luta dos professores da UERJ, penalizados por uma gestão marcada pela corrupção e pelo desrespeito aos seus servidores.

Recife, 19 de junho de 2017

ADUFEPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *