NOVA DATA – Livro sobre padres europeus no NE será lançado segunda-feira (17)

Travessias. Padres europeus no Nordeste do Brasil (1950 – 1990)
mostra a história dos religiosos convocados pela Encíclica “Fidei Donum”

 

O professor e historiador Antônio Torres Montenegro, do departamento de História da UFPE, lançará nesta segunda-feira (17), às 16h30, no auditório do Centro de Educação, o livro Travessias: Padres europeus no Nordeste do Brasil (1950 – 1990).

Resultado de pesquisas, o livro traz uma análise do cenário mundial e brasileiro em que se insere a Encíclica “Fidei Donum” (documento promulgado pelo Papa Pio XII em 1957 que convoca padres para missões, inicialmente, na África e, posteriormente, na América Latina). Montenegro conta que o principal objetivo dos padres missionários deveria, além de suprir a carência de vocações sacerdotais, concorrer para o combate ao comunismo e outras religiões além da católica. “O livro também focaliza o quadro político e econômico do Brasil no momento da chegada dos padres ao Nordeste. Em breve espaço de tempo, alguns destes padres passam a ser nomeados de comunistas e serão vigiados pela polícia, especialmente após o golpe militar de 1964”, adianta o pesquisador.

 Assim, a publicação, que é da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), reproduz a história de vida de cinco padres europeus “Fidei Donum” que atuaram no Nordeste do Brasil: Jaime de Boer e Lamberturs Bogaard (Holandeses); Joseph Servat e Xavier Maupeou (Franceses) e Joseph Comblin (Belga). Também apresenta uma análise da historiografia do Brasil sobre os padres desta missão.

Além de desenvolver pesquisas e ensinar sobre a História do Brasil, o autor é referência na área de História e Memória, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo, atuando em temas como Lutas Políticas, Teoria e Metodologia da História, Memória e Cultura. Antônio Torres Montenegro é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e consultor Ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de PE (Facepe).

Serviço:

Lançamento do livro – Travessias: Padres europeus no Nordeste do Brasil (1950 – 1990)

Data – 17 de junho

Horário – 16h30

Local – auditório do Centro de Educação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *