Associação dos Docentes da UFPE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Search in posts
Search in pages

Livro aborda dívida pública e feminismo

“Feminismo e Dívida” é uma obra oportuna para entender a relação do capitalismo com as diferenças de gênero na contemporaneidade. Lançado no dia 3 de dezembro de 2020, em espanhol e português, o livro conta com a participação de 33 escritoras ligadas à rede internacional de cátedras, Instituições e Personalidades sobre o estudo da Dívida Pública (RICPD). Mulheres do Brasil, Argentina, Itália, México e Uruguai contribuíram com artigos acadêmicos que abordam desde a Invisibilização, luta e emancipação do feminismo até sua relação com a dívida pública, com a política, trabalho e violência.

“O objetivo do livro é mostrar que a dívida pública está caminhando para a construção de um sistema de dívida privada. Tudo isso compõe o atual capitalismo financeiro internacional que visa manter o patriarcado. E para isso é preciso impor a continuidade da violência contra as mulheres. Tal violência vem desde a esfera macro até a esfera micro: dentro de casa, culminando muitas vezes em feminicídios”, explica a professora Juliana Esteves da UFPE, uma das organizadoras junto com Carolina Pereira Mesquita (UFRJ) e Natália Lipovesky (UFMG).

Além de organizar a publicação, a docente do Centro de Ciências Jurídicas da UFPE escreveu o artigo “O Sistema da Dívida e os Direitos das Mulheres no Brasil” com a coautoria de Maria Lúcia Fattorelli, auditora cidadã da dívida, Priscila Martins Santana, professora de economia IFBA, e Sarah Campos, professora do Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça (PRUNART/UFMG). “Trata-se de um estudo sobre a dívida pública e mostra como a receita destinada ao combate à violência contra as mulheres não foi executada pelo Governo Federal. Somente 26% do dinheiro destinado foi utilizado em políticas públicas. O restante, ao que tudo indica, foi entregue para pagar banqueiros”, disse a pesquisadora.

A publicação resulta do esforço do Grupo Internacional, Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direito, Economia e Finanças Públicas (GIDEF UFMG / RICDP) e das ações de Cooperação Acadêmica Internacional iniciadas com o Acordo Marco entre a UFMG e o RICDP. “Nós atuávamos de forma individual, cada uma com seu grupo de pesquisa em seu país. A rede, através do professor Ramiro Chimuris, nos colocou em contato através de uma lista de e-mail. Percebemos que tínhamos o tema da dívida em comum em nossas pesquisas e sugerimos escrever cada uma um artigo a partir da sua temática”, conta Juliana.

No site da rede, o livro já está disponível gratuitamente para o público. “Depois desta mensagem fundadora de uma estética e ética feminina, cheia de vida e esperança, ninguém poderá ficar indiferente”, garante a descrição do livro no site da RICDP. Acesse o livro aqui. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo