Lançado site do Congresso UFPE em Debate

Inscrições no Congresso e de Trabalhos (Artigos de Opinião) podem ser feitas
na página criada especificamente para o evento

O II Congresso a UFPE em Debate – ADUFEPE 2018 – será realizado de 6 a 9 de novembro, na UFPE. No endereço www.adufepe.org.br/congressoufpe já é possível realizar inscrições, submeter trabalhos, conferir a programação e conhecer os palestrantes. “Temos a satisfação de fazer o lançamento do site e abrir as inscrições para participação no Congresso. O site é bem prático e funcional. Estamos organizando ainda muitos detalhes, mas o site está lançado”, declarou a professora Zélia Porto, diretora da ADUFEPE e integrante da Comissão Organizadora.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de outubro e devem ser efetivadas, exclusivamente, através do site. Podem se inscrever professores, estudantes e técnico-administrativos da UFPE. No portal também é possível inscrever trabalhos. A comunidade universitária poderá apresentar “artigos de opinião” sobre temas relacionados à universidade: gestão; ensino de graduação; extensão; ensino de pós-graduação; pesquisa; sindicalismo; políticas públicas; sociedade, arte e cultura; universidade e direitos humanos.

Os inscritos devem enviar seu arquivo diretamente pelo site e, se aceito, durante o evento deverão fazer a comunicação oral do artigo. O professor Wellington Pinheiro, da Comissão Organizadora, participou do projeto de acessibilidade do site. Ele explica que a página foi pensada de forma a comunicar o objetivo do evento e possibilitar a participação universitária. “Tivemos a preocupação de manter o rigor científico, pois, a ADUFEPE representa os docentes universitários. Mas os artigos podem ser enviados por todos integrantes da comunidade acadêmica”.

Ao acessar a página, também é possível conferir a programação que tem como tema central, Universidade de Ideias e Ideias de Universidade. Entre as treze temáticas em destaque, estão: A Universidade e o Compromisso com a Defesa dos Direitos Humanos, Universidade Pública: Inclusão e Empoderamento Social e Universidade, Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação. “Penso que a ADUFEPE sediar um congresso com essa temática é extremamente necessário, principalmente nesse momento político que vivenciamos. Serão tratadas questões desafiadoras para a universidade que queremos em sintonia com as demandas e desejos da sociedade. Nossa expectativa será também de explorar possibilidades de novos debates suscitados a partir deste II Congresso”, comenta Zélia Porto.

O congresso receberá como palestrantes nomes de referência nacional e internacional como Celso Amorim (ex-ministro da defesa), Antonio Teodoro (Universidade Lusófona – Portugal), Joanildo Burity (Fundaj), Silke Weber (UFPE), Sergio Rezende (UFPE), Márcia Ângela (UFPE), Maria de Nazaré Zenaide (UFPB), Luiz Antonio Cunha (UFRJ), Remi Castioni (UnB), dentre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *