Impacto dos cortes no orçamento será tema de novo debate

Evento reunirá grandes nomes da Ciência e Tecnologia no auditório da ADUFEPE 

A ADUFEPE, em parceria com a Fundação Maurício Grabois – seção Pernambuco, realizará o debate “Educação e Ciência em Crise: o impacto dos cortes na universidade pública”, no dia 4 de junho (terça-feira), às 17h, no auditório do sindicato.  Como debatedores, foram convidados o professor Sérgio Rezende, ex-ministro de Ciência e Tecnologia; cientista político Luís Fernandes, também professor de Relações Internacionais da PUC-Rio e da UFRJ e o historiador Karl Schurster, também diretor de relações internacionais da Universidade de Pernambuco (UPE).

Para o presidente da ADUFEPE, professor Edeson Siqueira,  a programação apresenta grandes nomes para defender com competência a geração de conhecimento universitário. “Estamos reunindo autênticos representantes da Ciência e Tecnologia, com experiências exitosas na área, para discutir o tema num momento de descontinuidade da educação pública. Ciência e Tecnologia são vitais para o desenvolvimento do país. Um exemplo é a Alemanha que, passando por uma crise, investiu 160 bilhões de Euros em pesquisa como estratégia para sair do aperto. Enquanto que o Brasil vai na contramão, fazendo cortes”, disse o diretor.

Diante dos diversos ataques do governo à Educação Superior e à Universidade Pública, o objetivo do evento é levantar informações e confrontar diferentes pontos de vista sobre a atual conjuntura, destacando principalmente os cortes de 30% pra Educação. “Esse debate é fundamental nesse momento, pois a universidade está sob ataque do governo e é declarada como inimiga. Quando cortaram 30% do orçamento das universidades e institutos federais, sofremos um duro golpe contra a ciência e a tecnologia”, comenta o professor José Luiz Alves, presidente da Fundação Maurício Grabois – Pernambuco.

Serviço:

Educação e Ciência em Crise: o impacto dos cortes na universidade pública

Quando: terça-feira (04), às 17 h

Onde: auditório da ADUFEPE (Av. dos Economistas, Cidade universitária – UFPE)

Participação:

Sérgio Rezende – ex-ministro da Ciência e Tecnologia

Luís Fernandes – membro do Conselho Superior da CAPES e professor de Relações Internacionais da PUC/RJ e UFRJ

Karl Schurster – diretor de relações internacionais da UPE e coordenador científico da EDUPE/UPE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *