II Encontro Norte e Nordeste em Defesa das IFES será em Fortaleza

Com o tema “Em Defesa da Universidade Pública”,  o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) realiza o II Encontro Norte e Nordeste de Associações e Sindicatos dos Docentes das IFES, nesta quinta-feira (11), a partir das 9h, no auditório da sede da ADUFC, em Fortaleza. O evento é tem a parceria da ADUFEPE e do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN-Sindicato).

O evento pretende debater os atuais desafios do movimento docente e elaborar estratégias ação. Para isso, reunirá representantes de Associações e Sindicatos da Educação Superior do Norte e Nordeste – Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Piauí, Ceará e Alagoas. A ADUFEPE será representada pelo professor Edeson Siqueira, presidente da associação pernambucana.

Para o presidente da ADUFC, Ênio Pontes, o evento tem uma importância estratégica na atual conjuntura. “Este encontro é fundamental, sobretudo no que diz respeito à integração dos colegas. Juntos debateremos e apresentaremos ideias para ampliar a defesa da categoria. A troca de experiências será muito enriquecedora a todos”, antecipa o diretor.

Na programação, o evento terá pela manhã uma Roda de Diálogo as “Perspectivas e desafios do Movimento Sindical na atualidade”, e à tarde a mesa redonda “Desafios e perspectivas das universidades públicas na atual conjuntura”. Veja a programação completa aqui

Após o sucesso do I Encontro Norte e Nordeste de Associações e Sindicatos dos Docentes, realizado pela ADUFEPE em setembro de 2018, a expectativa é que neste ano, haja o fortalecimento das pautas da categoria, como analisa o presidente da ADUFEPE. “Como resultado do primeiro encontro, treze entidades assinaram a Carta de Recife em Defesa da Universidade Pública, em que destacamos o papel da universidade como propulsora do desenvolvimento regional e denunciamos o desmonte provocado pelo corte dos gastos e pela Emenda Constitucional (EC) 95. Neste segundo encontro, vamos fortalecer essas e acrescentar novas pautas devido os ataques que surgiram”, prevê Edeson Siqueira.

Confira a programação completa do II Encontro:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *