Fopespe realizará evento sobre dívida pública

Reunido nesta terça-feira (8), o Fórum Pernambucano do Servidor Público (FOPESPE) aprovou a realização da I Semana de Debates sobre a Dívida Pública, de 10 a 14 de setembro. “ A ideia é impactar a população do estado mostrando as dimensões e consequências da dívida da União, disse o vice presidente do Fórum e integrante do GT de aposentados da ADUFEPE, prof. Guilherme Varela.

Na programação haverá debates na Assembleia Legislativa (Alepe), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Tribunal Regional Federal (TRF). A semana deverá contar com atuação do Núcleo Pernambucano da auditoria da Dívida, lançado em 2016 e com a presença da auditora Maria Lúcia Fattorelli, auditora fundadora do movimento “Auditoria Cidadã da Dívida” no Brasil.

Além do evento sobre a dívida pública, o Fórum debateu o Projeto de Lei do Senado 395/2017, que aumenta para até 22% a alíquota dos servidores públicos. Sob o argumento de compensação financeira, o projeto impacta gravemente os servidores públicos ao aumentar a alíquota suplementar no caso de déficit comprovado dos Regimes Próprios de Previdência (RPPS). O texto, de autoria do senador Garibaldi Alves (PMDB/RN), atingirá os servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O fórum deverá articular novas ações no intuito de combater o projeto.

O Fopespe foi fundado em 2016 e tem representações de sindicatos e associações do estado.

 

Encaminhamentos:
– Semana de debate sobre a dívida pública (10 a 14 de setembro):
Programação:
Audiência pública na ALEPE com Maria Lúcia Fattorelli – responsável pelo contato – Guilherme Varela
Debate no TRF – responsável Cristiana Tavares
Debate na UFPE com o Núcleo da Auditoria da Dívida
– Divulgação de matéria da ANFIP sobre PL 395/2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *