Ex-reitor Amaro Lins e Tânia Bacelar receberão títulos de Professor Emérito

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) convida toda a comunidade acadêmica a participar da cerimônia de entrega de títulos de Professor Emérito ao ex-reitor Amaro Lins e à professora Tânia Bacelar. A homenagem para o professor Amaro está marcada para a próxima terça-feira, dia 8 de outubro, às 18h, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco. Já a da professora Tânia acontece na próxima quarta-feira, dia 9 de outubro, às 10h30, no mesmo local.

Saiba mais sobre os homenageados

Amaro Lins

Amaro Henrique Pessoa Lins é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, tem mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado sanduíche em Engenharia Civil pela UFRJ/Universidade de Oxford, na Inglaterra, além de pós-doutorado na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Foi professor titular do Departamento de Engenharia Civil. Também foi diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE por dois mandatos, no período de 1996 a 2003, reitor da UFPE, também por dois mandatos, de 2003 a 2011, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), no período de 2012 a 2013, e ainda foi coordenador-geral da Representação Nordeste do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Presidiu a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) de 2008 a 2009. O docente aposentou-se da UFPE em 2017.

Tânia Bacelar

A professora Tânia Bacelar de Araújo é do Departamento de Ciências Geográficas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). A docente é reconhecida nacionalmente pelo trabalho em prol do desenvolvimento regional. Graduada em Ciências Sociais e em Ciências Econômicas, especialista em Planejamento Global pela Cepal, ela possui doutorado em Economia pela Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne (França). Aposentou-se em 2014 após 36 anos de contribuição à formação de estudantes na graduação e pós-graduação, à produção de conhecimento e ao desenvolvimento institucional da universidade. Atualmente, continua a desenvolver atividades na pós-graduação e no apoio institucional à gestão universitária.

Tânia Bacelar é reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento regional, tendo atuado na Sudene durante 20 anos como economista, incluindo o período em que foi diretora de Planejamento Global (1985/86). Exerceu os seguintes cargos públicos: secretária de Planejamento de Pernambuco (1987/88), secretária da Fazenda de Pernambuco (1988/1990), diretora do Departamento de Economia da Fundaj (1990/1995), secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente do Recife (2001/2002), secretária Nacional de Políticas Regionais pelo Ministério da Integração Nacional (2003), e coordenadora do Grupo de Trabalho de Recriação da Sudene e da Sudam (2003). É sócia diretora da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), desde 1995.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *