Eleito pela comunidade acadêmica, Alfredo Gomes é nomeado reitor da UFPE

O professor Alfredo Gomes é oficialmente o novo reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A nomeação foi publicada, via decreto presidencial, nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial da União. A decisão segue a indicação da consulta pública realizada com a comunidade acadêmica, na qual Alfredo ficou em primeiro lugar, com 7.929 votos (31,26% dos votos válidos). Na última segunda-feira (7), o Ministério da Educação (MEC) já havia anunciado que a nomeação seria realizada até o final da semana.

O decreto aponta que a posse do cargo será assumida no dia 13 de outubro, um dia após o atual gestor, Anísio Brasileiro, deixar a reitoria. Alfredo Macedo Gomes é graduado em Psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995). O docente possui doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000), no Reino Unido. O vice-reitor previsto em campanha, Moacyr Cunha de Araújo Filho, é professor do Departamento de Oceanografia, formado em Engenharia Civil pela UFPE (1985), com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (1991) e doutorado (1996) em Toulouse, na França. Porém, ainda cabe ao reitor nomeado escolher o vice após o início de mandato.

Confira o decreto publicado no Diário Oficial da União:

“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput , inciso XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 16, caput, inciso I, da Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968, resolve:

NOMEAR, a partir de 13 de outubro de 2019, ALFREDO MACEDO GOMES, Professor da Universidade Federal de Pernambuco, para exercer o cargo de Reitor da referida Universidade, com mandato de quatro anos.

Brasília, 9 de outubro de 2019; 198º da Independência e 131º da República.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *