Docentes convocam assembleia para discutir Resoluções da UFPE

Em reunião, na manhã desta terça-feira (02) a ADUFEPE deliberou a realização de assembleia, nesta quinta-feira (4), para discutir duas Resoluções da UFPE: uma (a Resolução 08/2018), estabelece diretrizes para alocação de vagas e a outra (VEJA AQUI), dispõe sobre as atividades docentes. A primeira foi aprovada no dia 3 de setembro pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) e a segunda, está prevista para deliberação nas próximas semanas. “Na assembleia a categoria poderá tomar novas atitudes e encaminhar novas ações para barrar medidas como estas”, disse o presidente da ADUFEPE, Edeson Siqueira.

Os docentes desaprovam ambos os textos. Para os professores presentes na reunião é consenso: além de rejeitar a resolução proposta, eles querem a revogação da aprovada. Ao debater, os professores criticaram as determinações do texto da Resolução 08/2018. Entre os pontos negativos do documento, são identificadas produtividade, competitividade e indiferença às peculiaridades dos departamentos e núcleos. Os professores também denunciam que as decisões não são justificadas e por isso, pedem esclarecimentos da reitoria.

Diante dos problemas, os docentes encaminharam ações de enfrentamento. Além da assembleia da próxima quinta-feira (4), eles decidiram se mobilizar e exigir da reitoria uma justificativa sobre as duas Resoluções.

De acordo com o documento aprovado no mês passado, a prioridade para alocação das vagas é determinada por ordem decrescente de pontuação obtida pela unidade em questão. Além disso, prevê que as vagas dos professores pertencem à universidade (por campus) e não aos departamentos.

ADUFEPE atenta

Nesta quarta-feira (3), a ADUFEPE se reunirá com o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da UFPE , Paulo Goes, e a chefe de gabinete do reitor, Lenita Almeida. Na ocasião, a entidade pautará os encaminhamentos da reunião de hoje e reivindicará a revogação das medidas.

 

Confira na íntegra a Resolução 08/2018 e a Resolução sobre as atividades docentes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *