Diretoria debate questões sindicais com o reitor

Para tratar de interesses da categoria docente e questões relacionadas à pauta local, a diretoria da ADUFEPE reuniu-se com o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (07). Entre os assuntos da pauta estiveram:  o II Congresso da ADUFEPE (6 a 9 de novembro), direitos trabalhistas dos docentes, planos de saúde, modelos de organização sindical, participação da ADUFEPE no Conselho Universitário e infraestrutura.

Além do reitor Anísio Brasileiro, estiveram presentes, Florisbela Siqueira Campos (Vice-Reitora), Sônia Medeiros, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de vida (PROGEPE), e o Prof. Silvio Marques (ex vice-reitor). Pela ADUFEPE participaram Edeson Siqueira (presidente), Fernando Nascimento, Zélia Porto, Petra de Oliveira e Audisio Costa.

Um dos pontos, foi a questão da infraestrutura, como a do departamento de Enfermagem da UFPE. Após fortes chuvas no final de julho, que causaram infiltração afetando materiais e o trabalho docente. Os sindicalistas informaram que um ofício já havia encaminhado à Superintendência de Infraestrutura da UFPE solicitando solução do problema. O reitor respondeu que a demanda já foi apresentada junto aos gestores, não apenas de enfermagem, mas também de outros departamentos, e que haverá reformas emergenciais para resolução dos problemas nos prédios afetados.

Eles também pontuaram a discussão sobre o atual modelo de organização sindical diante de novas experiências das universidades brasileiras. A ADUFEPE fará uma agenda para debater o tema junto aos docentes, tendo como objetivo obter  maior participação dos professores na vida sindical.

“Nosso compromisso é debater nossos problemas e ideias dentro do respeito mútuo entre as instituições, mas fiel aos interesses da categoria docente e defesa da universidade pública”, explica o presidente da ADUFEPE Edeson Siqueira, sobre os compromissos da atual diretoria. “Nosso princípio sempre foi e continua sendo a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, por entender ser esta um dos maiores patrimônios da sociedade brasileira”, disse o prof. Audisio Costa.

II Congresso

Na oportunidade, o presidente convidou o reitor para participar do II Congresso a UFPE EM DEBATE que será promovido pela ADUFEPE de 6 a 9 de novembro. O evento se propõe debater ideias de universidades e universidades de ideias. A professora Zélia Porto adiantou as temáticas e a programação do congresso promovido pela ADUFEPE, bem como informou sobre os  palestrantes, nacionais e internacionais, que confirmaram presença.

No que se refere aos direitos trabalhistas que foram encaminhados ao reitor. Ele afirmou já ter solicitado solução. A diretoria da ADUFEPE se reunirá com a PROGEPE para debater os temas encaminhados, tendo como objetivo acelerar o entendimento com o sindicato, evitando assim maiores prejuízos aos docentes.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *