Debate entre os candidatos à diretoria do CCS tem data e regras definidas

por Giovanna Duarte

Com o objetivo de definir as regras do debate a ser realizado no dia 19 de março, das 9h às 12h, no auditório Jorge Lobo CCS, pelos candidatos à diretoria do Centro de Ciências da Saúde da UFPE, aconteceu na sede da ADUFEPE na manhã da terça-feira, 4 de fevereiro, uma reunião com a presença dos professores Thadeu Pinheiro (representante da Chapa 1: Vânia Pinheiro e Luiz Soares – Reestruturação com inovação) e Ilka Falcão (representante da Chapa 2: Cinthia Almeida e Daniela Feitosa – Integra Saúde) e a professora Lucinda da Rocha Macedo, diretora da ADUFEPE.

Para a diretora, Lucinda da Rocha Macedo, o debate será mais um forte instrumento na trajetória pela efetivação da democracia. “A ADUFEPE, como representante dos docentes, tem esse papel de fomentar o debate e a discussão para todos os segmentos, em particular para a eleição dos centros acadêmicos.”, afirmou a docente.

Regras – Foi acordado na reunião que o formato do debate será composto por 5 blocos (tendo, ao todo, a duração de duas horas), entre eles: Apresentação das chapas, Candidato pergunta a candidato, ADUFEPE pergunta a todos os candidatos, Plateia pergunta aos candidatos e Considerações finais.

Realização do pleito – A eleição para diretoria do CCS acontecerá no dia 23 de março, das 8h às 21h. Ao todo, serão 9 urnas distribuídas em 3 locais de votação (Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Ciência Farmacêutica e Departamento de fisioterapia). Cada local terá três urnas, sendo cada uma destinada a um segmento (docente, discente, técnico-administrativo). A sala onde estarão as urnas será definida pelo Conselho Eleitoral durante a próxima semana. Após a apuração dos votos, o resultado da eleição estará disponível a partir das 21h do dia 23.

Votação – O peso percentual de votos dos docentes é de 70%, o de discentes 15% e o do corpo técnico-administrativo 15%.

Nas palavras do professor Thadeu Pinheiro, representante da Chapa 1, “a reunião, promovida pela ADUFEPE, foi um momento em que tivemos oportunidade de traçar juntos as metas para o debate. Foram definidas regras, tempo, período, número de perguntas. Tudo ocorreu tranquilamente e, juntos, de comum acordo, chegamos ao melhor formato.”

De acordo com a professora Ilka Falcão, representante da Chapa 2, o debate será amistoso e fundamental dentro da programação da eleição do CCS. “Esse momento será mais como uma grande conversa, onde todos poderão, com respeito, demonstrar suas propostas. Não existe divergência alguma entre nós, apenas perspectivas diferentes onde o foco é, claro, o desenvolvimento da Universidade”, afirmou a professora Ilka.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *