Cursos de farmácia do NE participam de evento na ADUFEPE

Com o apoio da ADUFEPE, o Encontro do Programa de Pós-Graduação de Ciências Farmacêuticas (PPGCF) realizou sua conferência de abertura na tarde desta terça-feira (2) no auditório Paulo Rosas, com a presença do magnífico reitor da UFPE Anísio Brasileiro. O objetivo do evento é publicizar as teses do programa e da graduação e integrar os coordenadores de outros cursos do Nordeste. As apresentações orais acontecem até o dia 5 de julho, com teses da pós pela manhã e monografias no turno da tarde.

Na solenidade de abertura estiveram presentes o reitor Anísio Brasileiro, o pró-reitor de Pesquisa Ernani Rodrigues, o diretor da ADUFEPE Audísio Costa, o coordenador do PPGCF Luis Soares e os professores Danilo Beder e Silvia Guterrez (UFRGS), esta foi a responsável pela conferência realizada logo após a abertura. Com atuação na área de nanobiotecnologia farmacêutica Silvia, compartilhou sua experiência frente a Coordenação de Farmácia na CAPES e fez um panorama sobre Ciência e Tecnologia, salientando as tendências e desafios da Farmácia no Brasil. Atualmente ela é também coordenadora substituta do Comitê da Saúde da Fapergs.

Em sua fala de abertura, Anísio Brasileiro lembrou do grande passo dado, em sua gestão na reitoria, com Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFPE, responsável pelas áreas de empreendedorismo, incubação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. “Ao articular e promover parcerias estratégicas, tanto com fundações privadas quanto empresas públicas, o NIT possibilitou aproveitar as competências instaladas em diversas áreas, inclusive Farmácia”, lembrou o reitor.

Ao lembrar do aniversário de um ano de gestão da diretoria da aDUFEPE, Audisio Costa, lembrou das lutas e conquistas deste período. “Diante deste contexto atual, onde reformas estão sendo votadas contra a classe trabalhadora, a diretoria não descansou em nenhum momento para buscar parceiras no nordeste, com entidades e centrais sindicais, e articulações com políticos estaduais e federais, integrando fóruns estaduais e a frente nacional de valorização das universidades”, disse Audisio.

O coordenador do evento, professor Luis Alberto Soares, chefe do PPGCF, agradeceu a presença de cada integrante da mesa e lembrou que as contribuições da mesa seguem na linha do que foi discutido hoje com representantes de pós-graduação de outras três universidades do nordeste, presentes no evento. “Importante ficarmos atentos a mudança de avaliação dos cursos pelo MEC para ao final alcançarmos o nível 5 nosso objetivo maior. Para isso precisamos saber explorar as oportunidades das agências de fomento e da indústria farmacêutica para atingir nossas metas”, disse Luis, também professor do departamento de Farmácia.

O professor Luis Soares parabenizou ainda a ADUFEPE por estar engajada nesta luta contra os cortes de Ciência e Tecnologia, um desafio para todos acadêmicos da UFPE. Segundo ele a atual gestão da ADUFEPE vem apresentando uma atuação diferenciada de outros anos, criando várias oportunidades de debates com pessoas de renome como ex-ministros e especialistas de outros estados. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *