Associação Brasileira de Química realiza evento no auditório da ADUFEPE

A ADUFEPE participou, na manhã desta segunda-feira (17), da abertura do 1º Encontro Nacional de Hidrotecnologia (ENHTEC) que acontece de hoje (17) até a próxima quarta-feira(19) de setembro, no auditório prof. Paulo Rosas. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e tem como objetivo promover discussões acerca de tecnologias aplicadas aos recursos hídricos. As discussões serão focadas nas diversas tecnologias que têm a “água” como fonte de manutenção da vida no planeta. “Água é vida, e é um elemento interessante para todas as pessoas. Então, estudos sobre técnicas do uso racional da água são fundamentais para a qualidade de vida da população”, explica a professora Silvana Calado, diretora nacional da ABQ e organizadora do evento.

A abertura, mediada por Celso Augusto Fernandes (ABQ), contou com a participação do presidente da ADUFEPE,  Edeson Siqueira. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso da entidade com o desenvolvimento científico. “Defendemos a ampliação de verbas e investimentos para a universidade pública para que haja sucesso de pesquisas como as que serão apresentadas neste evento. A produção de conhecimento científico brasileira ocorre nas instituições de ensino superior públicas, mas, infelizmente nos últimos anos, o equivalente a 60% do que se investe nas universidades e institutos federais, está sendo repassado para universidades particulares através do Fies”, disse o professor Edeson.  

Além do presidente da ADUFEPE, a mesa de abertura foi composta por Arminda Saconi, presidente da Academia Pernambucana de Química (APQ), Ana Maria Biriba, Secretária do Conselho Federal de Química, Maria de Fátima Vitória, diretora da ABQ, Antonio Carlos Duarte Coelho, presidente da comissão organizadora do evento, Jean Héliton Lopes, membro da comissão e Silvana Calado.

Essa é a primeira edição do encontro que promete ser um evento bianual. De acordo com o professor Celso Augusto Fernandes, o evento teve em média 70 inscritos e 22 trabalhos. O ENHTEC tem como público alvo estudantes de graduação e pós-graduação, empresários, professores, pesquisadores e profissionais da área de química e afins. Além da apresentação de trabalhos, o evento oferece minicursos, palestras, mesas redondas, e stands com demonstração de produtos e serviços.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *