Proifes e Adufepe promovem Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria

Programação  começa no dia 26 de setembro. Confira os detalhes

Em parceria com o Proifes-Federação, a Adufepe realiza, a partir da quinta-feira (26), o V Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria. Durante dois dias, haverá debates no Anfiteatro Profª. Iracema Pires, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE-UFPE) e no Auditório Paulo Rosas, na sede da Adufepe.

“São temas comuns que precisam ser divulgados e detalhados para que todos aposentados e aposentadas possam tomar conhecimento. A expectativa é ótima, pois envolve não somente os aposentados da UFPE, mas outros aposentados de universidades do Brasil”, adiantou Guilherme Varella, professor aposentado.

No primeiro dia, as atividades terão início às 17h,  no Centro de Educação. No segundo, às 9h, no Auditório Paulo Rosas.

PROGRAMAÇÃO – Responsáveis pela primeira mesa do evento, Nilton Brandão, presidente do Proifes-Federação, e Francelino Valença, diretor do Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), vão discutir “Impactos da Reforma da Previdência Sobre os Servidores Públicos”. O credenciamento começa uma hora antes.

Renê Patriota, presidente da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), vai comandar a mesa do segundo dia trazendo apontamentos sobre o direito e, também, a prática dos planos de saúde. Em seguida, às 10h30, o risco da reforma da previdência aos aposentados e o artigo 192 serão discutidos por Edison Haubert, do Instituto do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap).

Às 14h, A EC 95 e a perspectiva para o Brasil diante da Reforma da Previdência são temas da mesa de Gil Vicente, do Proifes-Federação, e do senador Humberto Costa. Em seguida, às 16h, acontece uma apresentação focada nas experiências de trabalho desenvolvidas pelo docente aposentado no seu sindicato. Para encerrar, a Adufepe promove homenagem aos professores aposentados com uma apresentação cultural típica de Pernambuco.

De acordo com Nilton Brandão, presidente do Proifes-Federação, o encontro é significante para termos uma noção dos impactos que a EC 95 e a Reforma da Previdência podem causar ao país.

“No momento em que enfrentamos atualmente uma grave crise política, temos que tomar posições firmes em defesa dos aposentados e aposentadas das universidades e institutos federais”, destacou Nilton Brandão.

No sábado, os docentes aposentados ainda poderão participar, às 9h, de um passeio de Catamarã pelo Rio Capibaribe.

Confira a programação:

 

V Encontro Nacional
De assuntos de aposentadoria do PROIFES-Federação Recife | 26 a 28 de setembro

Quinta-feira, 26 de setembro – Anfiteatro do Centro de Educação

17h Credenciamento

18h Mesa de Abertura
Palestra-Impactos da reforma da previdência sobre os servidores públicos
Nilton Brandão |Presidente do PROIFES-Federação|
Francelino Valença |Diretor da FENAFISCO|

Sexta-feira, 27 de setembro – Auditório Paulo Rosas

9h Mesa 1 – A questão dos Planos de Saúde: entre o direito e a prática
Renê Patriota – Associação de Defesa dos Usuários de Planos de Saúde

10h30 Mesa 2 – O risco da reforma da previdência aos já aposentados e o artigo 192
Edison Guilherme Haubert – MOSAP

14h Mesas 3 – A EC 95: a Reforma da Previdência e a perspectiva para o Brasil
Gil Vicente Reis de Figueiredo – PROIFES-Federação
Humberto Costa – Senador Federal

16h Mesa 4 – Apresentação das experiências de trabalho desenvolvidos pelos aposentados no seu sindicato

18h Encerramento: Com homenagem aos aposentados da ADUFEPE
Apresentação Cultural de Pernambuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *