ADUFEPE promove debate sobre o futuro da Educação Básica

Docentes da redes básica e superior de ensino se reuniram na sede da ADUFEPE, na manhã desta segunda-feira (12), para debater as políticas públicas e rumos da educação durante o seminário Educação Básica em Debate. Coordenado pela diretora da ADUFEPE Zélia Granja, o evento teve como tema a Gestão da Educação Básica e a Alfabetização: a experiência de Sobral-CE, partindo do depoimento do secretário de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, sobre a gestão do município cearense que liderou o Índice de Oportunidades Educacionais Brasileiras (IOEB) em 2014 e 2017.

Uma iniciativa da ADUFEPE com o Fórum em Defesa da Educação Básica, o contou com a participação de diretores do sindicato, de docentes da UFPE, alunos e gestores das redes públicas de Educação Básica. “É dever da universidade articular-se com a educação básica. Seja na sua tarefa de pesquisa ou de projetos de extensão, ela tem um papel importante, sobretudo na formação de professores, na formação de materiais didáticos, em trazer à analise e ao debate as práticas em curso no Brasil sobre experiências curriculares, pedagógicas e da gestão da educação básica”, afirmou a coordenadora do evento, Zélia Granja.

Convidado para falar sobre a política pública voltada para a Educação do município de Sobral (CE), Herbert Vasconcelos destacou a importância de se construir uma relação de proximidade entre a academia e a gestão pública. “É essencial para os gestores que eles estejam próximos da comunidade, na universidade e dos especialistas”, disse Herbert, que também é docente da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Confira a transmissão do seminário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *