ADUFEPE articula defesa das universidades no Congresso Nacional

Presidida por Margarida Salomão, a Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais reuniu diversas entidades docentes e científicas, como Andifes, SBPC, ADUFEPE, Observatório da Conhecimento (OcO), Confies, entidades científicas e docentes, além do ex-ministro da CT&I, Celso Pancera. O público presente resolveu unir esforços um amplo debate sobre o projeto Future-se, que será amplamente debatido na comissão das entidades que tem relação com o tema.

Presente na reunião, Edeson Siqueira, integrante do comitê executivo (ADUFEPE), falou sobre a realização do Seminário Nacional Universidade e Desenvolvimento, a partir de uma frente ampla com várias entidades e centrais sindicais, com a proposta de discutir a construção de alternativas para o fortalecimento da autonomia universitária e do financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

“A conjuntura demanda que façamos uma avaliação crítica das experiências que tivemos até aqui. Desburocratizar a universidade para intensificar a interação com o setor produtivo é uma necessidade, bem como aperfeiçoar as experiências que são vivenciadas há décadas em parceria com o setor privado através das nossas Fundações de Apoio e de Desenvolvimento. A exemplo do que é produzido na UFPE”, disse Edeson, representando o Observatório do Conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *