ADUFEPE participa de debate sobre o FUTURE-SE na Alepe

Mais um importante debate sobre o Future-se aconteceu no Recife. Dessa vez foi a Assembleia Legislativa de Pernambuco –  que, através da sua Comissão de Educação e Cultura, convocou uma audiência pública sobre o projeto privatista do Ministério da Educação. A reunião foi solicitada pelo deputado Professor Paulo Dutra (PSB) e contou com a presença de representantes de associações, membros do movimento estudantil, sindicatos e grupos ligados à educação. O presidente da Adufepe, Edeson Siqueira, compôs a mesa representando o sindicato dos docentes da UFPE.

Para o deputado requerente a audiência serviu para tirar as “várias dúvidas” que o programa tem gerado. “O que se diz (pelo Governo Federal) é que vai fortalecer a autonomia das universidades, e o que a gente percebe é o contrário. É o privado entrando nas discussões mais importantes que são as discussões próprias da academia”, comentou Paulo Dutra.

Participante da mesa da audiência, a Associação dos Docentes da UFPE reforçou o coro contra o projeto apresentando dados importantes sobre os investimentos realizados nos últimos anos no ensino superior, as origens privatistas das políticas públicas defendidas pela atual gestão do MEC, e os retrocessos econômicos e sociais que o Future-se representa.  “A Adufepe tem desempenhado um papel importante no debate local (sobre o Future-se). Temos feito uma articulação muito grande junto a outras entidades em Brasília, junto com o Observatório do Conhecimento e com a iniciativa para a Ciência e Tecnologia no parlamento nacional”, reforça Edeson Siqueira, marcando a posição da Adufepe sobre o tema.

Clique aqui e confira a matéria feita pela TV Adufepe em nossa página do Facebook.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *