ADUFEPE na Folia agita a sede na Universidade

A ADUFEPE na Folia realiza o carnaval democrático com integração de docentes, alunos e técnicos da UFPE na tarde desta sexta-feira (22). Com animação garantida pela banda tocando do frevo ao brega, a festa teve uma feijoada com petiscos, para os adultos,  e muita  diversão para criançada, com cama elástica, algodão doce e pipoca. A festa contou a presença dos integrantes da Associação Edeson Siqueira, Eron Pimentel e Audísio Costa.

O professor Edilson Fernandes participa do carnaval desde 2008 e guarda na lembrança as edições de outros carnavais da Adufepe. Ele recorda que algumas edições a festa tinha apenas 10 professores. “Nós nos reuníamos aqui na sede da Associação e depois íamos para o bloco na festa dos universitários. Neste ano, a estrutura foi uma das melhores e contou ainda com a novidade deste espaço para crianças”, disse Edilson.

A festa não parou por aí, contou ainda com um encontro dos blocos: Tomamu no Papeiro e Com ou sem CREA, Tamu na GRÉA. Este último satiriza o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA) e foi criado por estudantes de engenharia ligados ao movimento estudantil. Criado em 2005, o grupo se encontra na ADUFEPE deste 2017.

A professora Márcia Alcoforado, da área de Gestão de Recursos Hídricos da UFPE, faz parte do bloco Tomamu no Papeiro ao lado do marido Olimpo Moraes, médico ginecologista do Cisam/UPE. Diante das pautas do atual governo temos que resistir também colocando o bloco na rua, afinal nosso lema é “quem não reage, rasteja”, de autoria do cineasta Cláudio Assis.

“A ideia é unir os grupos que consideram que ‘tomaram no papeiro’ esse ano diante das pautas em discussão e este governo eleito. Queremos juntar mulheres, LGBTs, negros, pardos, índios, professores e pesquisadores e tantos mais”, resumiu Márcia durante a festa. O cortejo, com as cores roxo e verde, está previsto para sair no dia 2 de março, com concentração às 10 h, na Ladeira da Sé, em Olinda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *