ADUFEPE disponibiliza livro Memórias do II Congresso

 Lançado no dia 26 de março durante as comemorações dos seus 40 anos, a ADUFEPE agora disponibiliza a versão digital do livro Memórias do II Congresso. O conteúdo pode ser acessado através do link AQUI e também existe a opção de escanear QR Code.

A publicação, organizada pelos professores Audisio Costa, Edeson Siqueira, Lucinda Macedo, Marcos Galindo e Zélia Porto, é resultado do II Congresso UFPE em Debate, realizado de 6 a 9 de novembro de 2018. Sua sistematização e revisão foi coordenada pela professora Graça Oliveira com colaboração de estudantes de pós-graduação em Sociologia. “Esperamos, com a edição deste livro, estabelecer um profícuo diálogo com a inquieta comunidade universitária na expectativa de ampliar possibilidades de debate, discutir questões desafiadoras e explorar inusitados percursos pelos quais se desenham, na conjuntura política nacional atual, para a Universidade pública, gratuita, laica e de qualidade como espaço de liberdade de circulação de ideais, de formação de cidadãos críticos e de produção de conhecimento em favor da sociedade”, disse Zélia Porto, uma das organizadoras do evento e do livro.

Com o tema Universidade de Ideias e Ideias de Universidade o congresso abordou diversos temas sobre concepções de universidade. Ao todo, o livro apresenta o conteúdo de duas palestras, onze mesas redondas, um fórum, uma conferência, dezesseis artigos de opinião e três anexos.

A publicação traz:  descrições das palestras, que contou com nomes como o do ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral e do ex-diretor de exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella; e um resumo dos debates das mesas redondas, com temas que vão desde “A Universidade e o Compromisso com a Defesa dos Direitos Humanos”  até “Universidade e Estado Laico”. Além disso, os artigos de opinião publicados enriquecem ainda mais o livro. “Os artigos abordaram questões vinculadas a temas universitários como gestão; ensino de graduação; extensão; ensino de pós-graduação; pesquisa; sindicalismo; políticas públicas; sociedade, arte e cultura; universidade e direitos humanos” (pág.119).

O livro também contém as propostas e modelos de universidade discutidas no evento. “A ADUFEPE se regozija ao compartilhar o conhecimento produzido por um grupo de professores da UFPE e de variadas instituições universitárias, estudantes e técnicos administrativos, fruto do instigante debate sobre a universidade de ideias ocorrido no II Congresso a UFPE em debate”, explica Zélia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *