Reunião abordará aumentos dos planos de saúde

A Comissão de Acompanhamento dos Planos de Saúde dos Servidores da UFPE realiza reunião com os docentes da universidade nesta quarta-feira (14), às 10h, no auditório de CCSA. O objetivo do evento é encaminhar ações sobre o tema, a partir de aspectos jurídicos. Devem participar todos os filiados da ADUFEPE que tenham interesse no assunto, especialmente os que se sentem prejudicados por aumentos abusivos das seguradoras.

 A reunião tem como pauta o aumento dos planos de saúde e possíveis ações jurídicas. Para debater o assunto foram convidadas a promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Liliane da Fonseca e a advogada da assessoria jurídica da ADUFEPE, Wila Daiane. Elas poderão orientar sobre encaminhamentos de ações jurídicas para conter aumentos abusivos.

  O prof. Guilherme Varela, integrante da comissão, conta que recentemente, docentes aposentados lhe contataram preocupados, pois receberam carta da SulAmérica Saúde, um dos principais convênios dos servidores da UFPE, comunicando reajuste de 23,27%. Para alguns docentes, esse reajuste pode significar mais de R$ 900, um aumento incoerente com muitos salários. “Existe um desequilíbrio entre os percentuais de reajuste dos nossos salários e os percentuais de aumento dos planos de saúde. Em 2017, tivemos em média 8% de aumento salarial. No mesmo ano, um dos nossos planos de saúde aumentou 19%”, compara o docente.

Esta será a segunda reunião realizada pela comissão criada para acompanhar mudanças e evitar abusos.  A primeira foi no dia 9 de outubro e encaminhou a avaliação de uma proposta de convênio similar ao implementado na Associação dos Docentes da Universidade de São Carlos (Adufscar), em que o sistema é gerido pelo próprio sindicato através de uma parceria com uma seguradora.

 Em agosto, a Comissão de Acompanhamento dos Planos de Saúde dos Servidores Técnicos e Docentes da UFPE foi instituída na Reitoria. Ela é composta por representantes da ADUFEPE e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Os professores Audísio Costa, Fernando José do Nascimento e Guilherme Varela representam a ADUFEPE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *